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Tipo do documento: Dissertação
Título: Streaming: produção, tecnologia e campo musical
Autor: Silva, Igor Fediczko 
Primeiro orientador: Araújo, Rafael de Paula Aguiar
Resumo: Este trabalho apresenta uma contextualização histórica da criação do mp3 e o início da pirataria, propondo assim uma análise da relação entre a música digital, o mp3 e a diminuição dos lucros das gravadoras. Com a música digital surgiu espaço para a criação do modelo de streaming utilizado atualmente de forma predominante. Com a música digital e o streaming, artistas, produtores, compositores e demais criadores de conteúdo mudaram seu modo de fazer música dentro do campo, com estratégias, modos de agir e diferentes maneiras de consumir e produzir música. Com o conceito de uberização , esse novo meio de produzir mostrou aos artistas que o streaming não é um modelo rentável economicamente para vender suas músicas e seus álbuns, e com isso artistas procuram novas maneiras de se relacionar e relacionar a sua obra dentro das plataformas, procurando outro tipo de ganho: as playlists . Através de entrevistas com diferentes atores, de diferentes posições dentro do campo musical, o presente trabalho investiga o entendimento que esses músicos, produtores e compositores têm sobre esse novo modelo de negócio dentro dos serviços de streaming
Abstract: This work presents a historical contextualization of the creation of mp3 and the beginning of piracy, thus proposing an analysis of the relation between digital music, mp3 and the reduction of profits of the record companies. With the digital music space has arisen to create the streaming model currently used predominantly. With digital music and streaming, artists, producers, songwriters and other creators have changed their way of making music on the field with strategies, ways of acting and different ways of consuming and producing music. With the uberization concept, this new medium of production has shown artists that streaming is not an economically profitable model to sell their music and albums, and artists are looking for new ways to relate and relate their work within the platforms, looking for another type of gain: the playlists. Through interviews with different actors, from different positions within the musical field, the present work investigates the understanding that these musicians, producers and composers have about this new business model within the streaming services
Palavras-chave: Campo musical
Streaming
Pirataria
Musical field
Streaming
Piracy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Silva, Igor Fediczko. Streaming: produção, tecnologia e campo musical. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21759
Data de defesa: 23-Nov-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

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