REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21640
Tipo: Dissertação
Título: Perfil dos usuários e uso dos acervos das bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados – CEUs – São Paulo
Autor(es): Oliveira, Raquel da Silva
Primeiro Orientador: Bueno, José Geraldo Silveira
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar o perfil dos usuários, suas escolhas literárias e os possíveis incrementos que a criação de bibliotecas públicas, em regiões altamente carentes de equipamentos culturais públicos, causa na população de seu entorno, com apoio nas contribuições de Bourdieu e Darbel (2003), primordialmente no que se refere ao acesso a bens culturais e sua relação com o capital cultural dos usuários Para tanto, por meio de série histórica de dados estatísticos de uso, analisou o incremento da utilização das bibliotecas públicas da rede CEUs - Centros Educacionais Unificados, da Prefeitura Municipal de São Paulo, no período de 2006 a 2017. Criadas nesse novo projeto de equipamento escolar, as bibliotecas foram planejadas não só para servir a ele, como para favorecer o uso por toda a comunidade de seu entorno, na medida em que praticamente a totalidade das 46 unidades situa-se em bairros da periferia urbana. Como indicadores do perfil dos usuários e do uso das unidades foram levantados e organizados em tabelas e gráficos os dados referentes à idade, sexo, raça/cor e nível de escolaridade, cruzando-os com o tipo de literatura que procuram (literatura infantojuvenil, literatura geral, livros didáticos e obras de referência). Os principais achados foram: crescimento expressivo dos empréstimos no período, com predominância por usuários brancos, do sexo feminino e com, no mínimo e, no mínimo, com formação de ensino fundamental
Abstract: This work aimed to analyze the profile of the users, their literary choices and the possible increases that the creation of public libraries, in regions highly deprived of public cultural equipment, causes in the population of its surroundings, with support in the contributions of Bourdieu and Darbel (2003), primarily with regard to access to cultural assets and their relationship with the cultural capital of users. In order to do so, through a statistical series of statistical data of use, analyzed the increment of the use of the public libraries of the CEUs – Centro de Educação Unificado, from the City Hall of São Paulo, from 2006 to 2017. Created in this new project of school equipment, libraries were planned not only to serve it, but also to promote the use of the whole community around it in which practically the totality of the 46 units is located in neighborhoods of the urban periphery. As indicators of the users' profile and the use of the units, the data referring to age, sex and level of schooling were collected and organized in tables and graphs, crossing them with the type of literature they are looking for (children's literature, literature in general, books didactic and reference works). The main findings were: expressive growth of loans in the period, predominantly by white, female and with at least minimum elementary education
Palavras-chave: Bibliotecas públicas - Estudo de usuários
Centro Educacional Unificado (São Paulo, SP)
Usuários de bibliotecas
Bibliotecas e comunidade
Public libraries - Use studies
Centro Educacional Unificado - São Paulo (Brazil)
Library users
Libraries and community
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Oliveira, Raquel da Silva. Perfil dos usuários e uso dos acervos das bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados – CEUs – São Paulo. 2018. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21640
Data do documento: 12-Set-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raquel da Silva Oliveira.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.