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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/2154
Tipo do documento: Dissertação
Título: Deus sob as coisas: o pensamento espiritual de Chiara Lubich sobre a natureza
Autor: Testa, Fernando Gregianin 
Primeiro orientador: Cruz, Eduardo Rodrigues da
Resumo: Este estudo versa sobre o pensamento de Chiara Lubich sobre a natureza física em chave filosófica e teológica. Católica italiana e fundadora do Movimento dos Focolares, possui uma reflexão sobre a natureza que parte do mundo da vida do cristianismo para interpretar progressivamente todas as realidades humanas e naturais. Após discorrer sobre as origens históricas e a estrutura básica de sua espiritualidade, esta dissertação apresenta alguns escritos do período místico, em especial os que têm por objeto a criação e a natureza. A profundidade teológica da espiritualidade, então, é discutida por meio dos aspectos da Unidade e Jesus abandonado. A unidade pode ser entendida tanto como presente na Trindade pela pericorese quanto com a presença de Cristo na comunidade. Jesus Abandonado se refere a uma particular compreensão da Cruz de Cristo. A relação entre estes aspectos e sua compreensão que se dá na comunidade pela ação do Espírito indicam que a própria aproximação ao mistério do evento pascal é trinitária. Essa é a fonte teológica de onde Lubich parte para entender a natureza. As semelhanças do pensamento de Lubich com o franciscanismo são apresentadas. Sua compreensão da criação se exprime, portanto, em estilo boaventuriano. Essa concepção trinitária é experimentada pela autora em chave mística e molda uma representação da estrutura real do mundo. Seu específico pensamento religioso para a natureza é que os objetos, relações, eventos naturais e o cosmo são concebidos em uma dinamicidade trinitária e possuem, com isso, uma ontologia trinitária. Essa concepção da natureza se orienta para detectar aquelas conexões de sentido: a ontologia trinitária é uma heurística que parte do mistério Trinitário para compreender a natureza. Ainda, este pensamento religioso de Lubich é realista crítico: os conhecimentos científicos e religiosos exprimem a estrutura trinitária da realidade, por meio de seus respectivos métodos e conscientes de sua provisoriedade. Distinto de outras formas cognitivas a religião também é estudada no seu aspecto natural por meio das ciências cognitivas, que são interpretadas dentro do mesmo quadro realista crítico da ontologia trinitária. Enfim, é apresentado um paralelismo entre os procedimentos epistêmicos da religião, como pode ser visto em Lubich, e das ciências naturais, reforçando tanto a idéia da autonomia do pensamento religioso quanto de seu estatuto epistêmico positivo
Abstract: This study focuses on Chiara Lubich's thought on physical nature using phylosophical and theological key points. Italian, catholic and foundress of the Focolare Movement, Chiara s reflection is on nature starting from a Christian lifeworld in order to progressively interpret all of human and natural reality. After going through the historical roots and the basics of Chiara Lubich s spirituality, some mystical writings are presented, especially those concerning the Creation and nature. The theological depth of spirituality is, then, discussed by means of the aspects of Unity and Jesus Forsaken. The first can be understood as the unity of the Trinity, fruit of perichoresis but also as the presence of Christ in the community. The second, a particular understanding of the Cross of Christ. The relationship between these two aspects and their understanding that occur in the community through the action of the Spirit indicate that the very approach to the mystery of the paschal event is trinitarian. This is the theological source from where Lubich understands nature. The similarities between Chiara Lubich s thought and the franciscan tradition are presented. Her understanding of the Creation is expressed, then, in boaventurian style. This conception of the Trinity is experienced in a mystical form and forges a representation of the actual structure of the world. Her specific religious thought on nature is that the objects, relationships, natural events and the whole cosmos are conceived in a dynamism of the Trinity and have, thus, a Trinitarian ontology. This conception about nature is oriented to detect those connections of meaning: the trinitarian ontology as a heuristic method that evolves from the Trinitarian mystery to understand nature. Still, the religious thought of Lubich has characteristics of critical realism: scientific and religious knowledge express the Trinitarian structure of reality through their respective methods and awareness of their provisional status. Religion is also studied in its natural appearance by means of the cognitive sciences, which are interpreted within the same critical realist framework of the trinitarian ontology. Finally, a parallel is drawn between epistemic procedures of religion, as it can be seen in Lubich, and natural science reinforcing both the idea of the autonomy of religious thought and its positive epistemic status
Palavras-chave: Focolares
Natureza
Trindade
Ontologia
Chiara Lubich
Focolare
Nature
Trinity
Ontology
Lubich, Chiara -- 1920-2008 -- Critica e interpretacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências da Religião
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Citação: Testa, Fernando Gregianin. Deus sob as coisas: o pensamento espiritual de Chiara Lubich sobre a natureza. 2010. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/2154
Data de defesa: 9-Jun-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião

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