???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21510
Tipo do documento: Dissertação
Título: Planejamento de rotas dirigidas com base no problema de roteamento humano
Autor: Rodrigues, Rafael Emidio Murata 
Primeiro orientador: Vega, Ítalo Santiago
Resumo: Na nossa vida, nos locomovemos constantemente em ruas e bairros. Em geral, consideramos o tempo e (ou a distância), ao planejar a rota. Contudo, suas soluções podem enfrentar problemas complexos, decorrentes das diversas possibilidades de soluções. Semelhante a planejamento de rotas, o Problema de Roteamento de Veículos foi introduzido por George B. Dantzig, e John H. Ramser em 1959 e consiste em entregar gasolina diversos postos de combustível; a princípio uma proposta matemática, mais tarde tornou-se uma abordagem algorítmica, para planejamento de rotas de entrega de produtos de forma otimizada (buscando o “menor caminho”). Embora, durante a busca de menor caminho, limitam-se ao uso de ruas. Neste contexto emerge o Problema de Roteamento Humano, tal abordagem não se limita a ruas, mas faz uso de todos os caminhos possíveis, por veículos e humanos. Tal problemática, pode ser observada nos planejamentos de rotas em aeroportos, museus e em uma empresa de supply chain que deseja otimizar a rota de entrega dos seus produtos, e aumentar a satisfação dos seus clientes. Tomando como base central, o Problema de Roteamento de Veículos será proposto o Problema de Roteamento Humano. Sua problemática, será demonstrado em um protótipo, capaz de auxiliar no planejamento de rotas humanas e três casos de uso. As ideias do Problema de Roteamento Humano tiveram inspiração no forrageamento dos insetos coletivos
Abstract: In our lives, we constantly move in streets and neighborhoods. In general, we consider time and (or distance) when planning the route. However, their solutions may face complex problems arising from the different possibilities of solutions. Similar to route planning, the Vehicle Routing Problem was introduced by George B. Dantzig and John H. Ramser in 1959 and consists of delivering gasoline to several fuel stations; at first a mathematical proposal, later became an algorithmic approach, for planning of routes of delivery of products in an optimized way (searching the "shortest path"). Although, during the search of shortest path, they are limited to the use of the streets. In this context emerges the Human Routing Problem, such an approach is not limited to streets, but makes use of all possible paths, by vehicles and humans. Such a problem can be observed in route planning at airports, museums and a supply chain company that wants to optimize the route of delivery of its products and increase customer satisfaction. Based on the Vehicle Routing Problem, the Human Routing Problem will be proposed. Its problematic will be demonstrated in a prototype, capable of assisting in the planning of human routes and three use cases. Ideas of Human Routing Problem had inspiration in the collective foraging insects
Palavras-chave: Otimização combinatória
Problema de Roteamento de Veículos - PRV
Problema de Roteamento Humano - PRH
Combinatorial optimization
Vehicle Routing Problem - VRP
Human Routing Problem - HRP
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: Rodrigues, Rafael Emidio Murata. Planejamento de rotas dirigidas com base no problema de roteamento humano. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21510
Data de defesa: 30-Aug-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rafael Emídio Murata Rodrigues.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.