REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
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dc.creatorSomekh, Juliana-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4361645Y2por
dc.contributor.advisor1Szymanski, Luciana-
dc.date.accessioned2018-09-28T12:25:27Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.citationSomekh, Juliana. Família(s) e Centro para Crianças e Adolescentes: ampliando diálogos. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/21464-
dc.description.resumoEsta pesquisa faz parte do grupo ECOFAM e foi desenvolvida sob uma inspiração da perspectiva fenomenológica, segundo algumas noções arendtianas e heideggerianas sistematizadas por Critelli (1996), e o método utilizado para produção de conhecimento deste trabalho se vale da pesquisa qualitativa de caráter interventivo. O processo de investigação e atuação em campo foi realizado junto de um Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) e a pergunta norteadora foi: de que forma a instituição parceira dialoga com as famílias dos educandos? O que se percebeu foi que o diálogo existe de algumas formas, a começar pela importância que a equipe profissional da instituição parceira dá à necessidade de uma relação com as famílias e uma constante busca para seu aprimoramento, o que, inclusive, possibilitou esta pesquisa. O objetivo geral deste trabalho foi aprimorar o diálogo entre as famílias e um CCA e, para tanto, buscou-se: a. identificar como as questões familiares aparecem no processo educativo dos educandos; b. entender como a equipe dialoga e aproxima as famílias do processo educativo; c. promover encontros e espaços de reflexão para os profissionais aprimorarem o diálogo com as famílias; d. trabalhar em parceria com as famílias cujas questões impactam o processo educativo. Durante o processo interventivo, utilizamos como procedimento um diário de bordo, observação participante e encontros reflexivos grupais e individuais. Os fenômenos que apareceram foram compilados em duas constelações na etapa de análise: a. limitações para o diálogo na própria família; b. entraves para um aprimoramento educacional em uma instituição de educação não formal. A análise realizada, entre outras questões, aponta para a possibilidade de um aprofundamento em como aprimorar o espaço de conversa sobre questões diárias que aparecem nas famílias, e como regulamentar a educação não formal para que ela não seja apenas uma complementação da educação formal, mas uma diretriz estruturantepor
dc.description.abstractThis research is part of the ECOFAM group and was developed by inspiration from the phenomenological perspective according to some Arendtian and Heideggerian understandings systematized by Critelli (1996), and the method used was based on the qualitative research of an interventional character. The research and fieldwork process were carried out at a Center for Children and Adolescents (CCA) and the guiding question was: in what way does the partner institution dialogue with the families of the students? We could perceive that the dialogue exists in some ways, starting with the importance that the partner institution’s professional team gives to the necessity for a relationship with their families and a constant work for its improvement, which, in fact, made possible this research. The general purpose of this work was to improve the dialogue between the families and a CCA and, to achieve that, we looked for: a. identify how family issues appear in the educational process of learners; b. understand how the team dialogues and approaches the families to the educational process; c. to promote meetings and reflection spaces for professionals to improve their dialogue with families; d. work in partnership with families whose issues impact the educational process. During the intervention process we used as a procedure a logbook, participative observation and group and individual reflective meetings. The phenomena that appeared were compiled in two types in the analysis stage: a. limitations for dialogue within the family; b. obstacles to an educational improvement in a non-formal education institution. The analysis carried out, among other issues, points to the possibility of a deepening in how to improve the conversation field about daily issues that appear in families, and how to regulate non-formal education so it will be not only a complementation of formal education, but a structuring guidelineeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/46785/Juliana%20Somekh.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação não-formalpor
dc.subjectEducação - Participação dos paispor
dc.subjectSão Paulo (cidade) - Prefeitura - Centro para Crianças e Adolescentespor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectNon-formal educationeng
dc.subjectEducation - Parent participationeng
dc.subjectPhenomenologyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpor
dc.titleFamília(s) e Centro para Crianças e Adolescentes: ampliando diálogospor
dc.typeDissertaçãopor
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