Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21425
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estratégias de análise de resultados da avaliação da aprendizagem: plano de formação continuada para professores e coordenadores pedagógicos |
Título(s) alternativo(s): | Strategies for analysis of learning assessment results: continuing education plan for teachers and pedagogical coordinators |
Autor(es): | Pinheiro, Claudio Fernando Izidoro |
Primeiro Orientador: | Gimenes, Nelson Antonio Simão |
Resumo: | Esta pesquisa propõe um plano de formação para professores da educação básica que visa ao aprimoramento de análises quantitativas e qualitativas de resultados de avaliações da aprendizagem, especialmente aquelas aplicadas aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. O trabalho divide-se em duas partes, sendo que a primeira apresenta uma revisão conceitual-teórica sobre: a) conteúdos específicos da estatística descritiva clássica; b) uso de índices quantitativos da teoria clássica de medidas (índice de facilidade, índice de discriminação e correlação ponto-bisserial) para a qualificação de itens dos exames; c) características selecionadas da aprendizagem do adulto, em que se destacam a memória, a metacognição e o aprendizado em rede e d) modalidades de avaliação (diagnóstica, formativa e somativa), com ênfase à modalidade formativa. A segunda parte apresenta o plano de formação, composto por cinco atividades, intituladas: a) medida e avaliação educacional; b) letramento estatístico; c) tratamento estatístico com uso de planilhas eletrônicas; d) análise quantitativa e qualitativa de itens de avaliação da aprendizagem e e) estudo de caso em uma perspectiva formativa. As atividades do plano de formação são autorais, elaboradas a partir dos fundamentos conceituais pesquisados e da experiência profissional. O trabalho apresenta uma proposta de intervenção que concilia análises quantitativas e qualitativas dos resultados das avaliações da aprendizagem, propõe procedimentos para a crítica dos itens de avaliação e estimula as tomadas de decisões pedagógicas fundamentadas em dados |
Abstract: | This research proposes a continuing education plan for teachers of basic education that aims to improve the quantitative and qualitative analysis of the results of appraisals of learning, especially those applied to students in the final years of elementary and high school. The work is divided in two parts. The first presents a conceptual-theoretical review on: a) specific contents of classical descriptive statistics; b) use of quantitative indexes of the classical theory of measurement (difficulty index, discrimination index and Point-Biserial Correlation) for the qualification of exams questions; (c) selected characteristics of adult learning, in which memory, metacognition and network learning are highlighted, and; (d) modalities of evaluation (diagnostic, formative and summative), with emphasis to the formative modality. The second part presents the training plan, consisting of five activities entitled: a) educational measurement and evaluation, b) statistical literacy, c) statistical treatment using spreadsheets, d) quantitative and qualitative analysis of e-learning evaluation items ) case study from a formative perspective .The activities of the training plan are authorial, elaborated from the investigation of conceptual fundamentals and the professional experience. The paper presents an intervention proposal which conciliates quantitative and qualitative analyzes of the results of the evaluation of the learning, proposes procedures for the analysis of the evaluation items and stimulates the pedagogical decision making based on data |
Palavras-chave: | Avaliação educacional Professores - Formação profissional Aprendizagem - Metodologia Professores - Educação (Educação permanente) Education - Evaluation Teachers - Occupational training Learning - Methodology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores |
Citação: | Pinheiro, Claudio Fernando Izidoro. Estratégias de análise de resultados da avaliação da aprendizagem: plano de formação continuada para professores e coordenadores pedagógicos. 2018. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21425 |
Data do documento: | 24-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Claudio Fernando Izidoro Pinheiro.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.