REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21425
Tipo: Dissertação
Título: Estratégias de análise de resultados da avaliação da aprendizagem: plano de formação continuada para professores e coordenadores pedagógicos
Título(s) alternativo(s): Strategies for analysis of learning assessment results: continuing education plan for teachers and pedagogical coordinators
Autor(es): Pinheiro, Claudio Fernando Izidoro
Primeiro Orientador: Gimenes, Nelson Antonio Simão
Resumo: Esta pesquisa propõe um plano de formação para professores da educação básica que visa ao aprimoramento de análises quantitativas e qualitativas de resultados de avaliações da aprendizagem, especialmente aquelas aplicadas aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. O trabalho divide-se em duas partes, sendo que a primeira apresenta uma revisão conceitual-teórica sobre: a) conteúdos específicos da estatística descritiva clássica; b) uso de índices quantitativos da teoria clássica de medidas (índice de facilidade, índice de discriminação e correlação ponto-bisserial) para a qualificação de itens dos exames; c) características selecionadas da aprendizagem do adulto, em que se destacam a memória, a metacognição e o aprendizado em rede e d) modalidades de avaliação (diagnóstica, formativa e somativa), com ênfase à modalidade formativa. A segunda parte apresenta o plano de formação, composto por cinco atividades, intituladas: a) medida e avaliação educacional; b) letramento estatístico; c) tratamento estatístico com uso de planilhas eletrônicas; d) análise quantitativa e qualitativa de itens de avaliação da aprendizagem e e) estudo de caso em uma perspectiva formativa. As atividades do plano de formação são autorais, elaboradas a partir dos fundamentos conceituais pesquisados e da experiência profissional. O trabalho apresenta uma proposta de intervenção que concilia análises quantitativas e qualitativas dos resultados das avaliações da aprendizagem, propõe procedimentos para a crítica dos itens de avaliação e estimula as tomadas de decisões pedagógicas fundamentadas em dados
Abstract: This research proposes a continuing education plan for teachers of basic education that aims to improve the quantitative and qualitative analysis of the results of appraisals of learning, especially those applied to students in the final years of elementary and high school. The work is divided in two parts. The first presents a conceptual-theoretical review on: a) specific contents of classical descriptive statistics; b) use of quantitative indexes of the classical theory of measurement (difficulty index, discrimination index and Point-Biserial Correlation) for the qualification of exams questions; (c) selected characteristics of adult learning, in which memory, metacognition and network learning are highlighted, and; (d) modalities of evaluation (diagnostic, formative and summative), with emphasis to the formative modality. The second part presents the training plan, consisting of five activities entitled: a) educational measurement and evaluation, b) statistical literacy, c) statistical treatment using spreadsheets, d) quantitative and qualitative analysis of e-learning evaluation items ) case study from a formative perspective .The activities of the training plan are authorial, elaborated from the investigation of conceptual fundamentals and the professional experience. The paper presents an intervention proposal which conciliates quantitative and qualitative analyzes of the results of the evaluation of the learning, proposes procedures for the analysis of the evaluation items and stimulates the pedagogical decision making based on data
Palavras-chave: Avaliação educacional
Professores - Formação profissional
Aprendizagem - Metodologia
Professores - Educação (Educação permanente)
Education - Evaluation
Teachers - Occupational training
Learning - Methodology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Pinheiro, Claudio Fernando Izidoro. Estratégias de análise de resultados da avaliação da aprendizagem: plano de formação continuada para professores e coordenadores pedagógicos. 2018. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21425
Data do documento: 24-Ago-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudio Fernando Izidoro Pinheiro.pdf2,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.