REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21378
Tipo: Dissertação
Título: O círculo mágico e o metajogo: a estética do jogador
Autor(es): Machado, Saulo de Oliveira
Primeiro Orientador: Petry, Luís Carlos
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo descrever as relações presentes entre os conceitos de círculo mágico e metajogo e como eles se evidenciam na experiência do jogador. Com a crescente presença dos jogos digitais e de tabuleiro no cotidiano da sociedade, parece propício que voltemos esforços em decifrar os elementos que compõe a experiência vivida nos jogos através dos jogadores. Através da revisão destes dois conceitos conseguir elaborar como sua atuação conjunta se apresenta através de um ator comum presença do jogador no jogar. Para tanto, partimos de uma revisão dos conceitos de círculo mágico e metajogo, suas definições, suas abordagens mais utilizadas e como eles se incidem sobre a experiência que o jogador tem durante o jogar. Por fim, nos concentramos em demonstrar a presença destes conceitos através do MMORPG, World of Warcraft, um game que consegue conter em seus diversificados modos de jogar, diversas abordagens para que o jogador tenha contato com seu universo
Abstract: The attendant research aims to describe the present relations between the concepts of magic circle and metagame and how they are evidenced in the experience of the player. With the increasing presence of digital and board games in the daily life of society, it seems propitious that we return efforts to decipher the elements that make up the experience lived in the games through the players. Through the review of these two concepts we managed to elaborate how their joint acting is presented through a common player presence in the game. To do so, we start with a review of the concepts of magic circle and metagame, its definitions, its most used approaches and how they focus on the experience that the player has during the game. Finally, we focus on demonstrating the presence of these concepts through the MMORPG, World of Warcraft, a game that constains in its diverse ways of playing, various approaches for the player to have contact with his universe
Palavras-chave: Jogos digitais
Círculo mágico
Metajogo
Videogames
Magic circle
Metagame
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Machado, Saulo de Oliveira. O círculo mágico e o metajogo: a estética do jogador. 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21378
Data do documento: 29-Mar-2018
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