???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21315
Tipo do documento: Dissertação
Título: Eustáquio Neves: sujeito fotográfico - memória e imagem
Título(s) alternativo(s): Eustáquio Neves: photographic subject - memory and image
Autor: Araujo, Paula Martinelli de 
Primeiro orientador: Salles, Cecilia Almeida
Resumo: Esta pesquisa tem como ponto de partida o acesso ao ateliê e aos arquivos de criação do artista Eustáquio Neves. A investigação dos percursos identificados nas obras, esboços, anotações e falas de Neves busca relações entre os processos de criação e a presença comunicante materializada nos trabalhados do artista, visando descobrir de que maneira os procedimentos adotados pelo autor transformam imagens em estandartes que carregam memórias deliberadamente evocadas enquanto povoam universo ficcional com seus próprios tempos e espaços. Neves coloca a fotografia no contexto das artes visuais ao criar imagens complexas nas quais o clamor político e as marcas do processo – tanto fotográfico quanto extrafotográfico – se impõem. A presença resulta, portanto, de investimento semântico que perpassa todo o processo de criação e, no caso de Neves, é amplificado pelo uso não convencional desses procedimentos. O estabelecimento de vínculos entre obras, autor e contexto de produção tem como objetivo detectar nexos e recorrências entre os trabalhos de Neves, em suas diversas etapas de desenvolvimento, e questões pertinentes acerca das artes visuais contemporâneas. O tratamento acadêmico do material, feito sob a perspectiva da crítica de processos de acordo com contribuições teóricas de Cecilia Almeida Salles, faz emergir discussões sobre os tempos e espaços fotográficos, autoria, memória e arquivos. Ao lado de Salles aparecem autores que colaboram para uma abordagem interdisciplinar: Vincent Colapietro, Henri Bergson, Edgar Morin, Georges Didi-Huberman, Jacques Rancière e Michel Foucault
Abstract: This research has as its starting point the access to the studio and the creation archives of the Brazilian artist Eustáquio Neves. The investigation of the paths identified in Neves' s works, sketches, notes and speeches, seeks to establish relations between the creation processes and the communicating presence materialized in the artist's works, in order to discover how the procedures adopted by the author transform images into manifestos that carry memories deliberately evoked, as they populate a fictional universe within their own times and spaces. Neves places photography in the context of the visual arts by creating complex images in which the process reminiscences - both photographic and extra-photographic - impose themselves, as well as the political statement. Presence therefore results from a semantic investment that permeates the entire creation process and, in the case of Neves, is amplified by the unconventional use of these procedures. The establishment of links between works, author and context of production aims to detect nexuses and recurrences between the material, in its various stages of development, and pertinent questions about contemporary visual arts. The academic treatment is made from the perspective of process criticism in accordance with Cecilia Salles' theoretical contributions and gives rise to discussions about photographic times and spaces, authorship, memory and archives. Alongside Salles are authors who collaborate for an interdisciplinary approach: Vincent Colapietro, Henri Bergson, Edgar Morin, Georges Didi-Huberman, Jacques Rancière and Michel Foucault
Palavras-chave: Neves, Eustáquio [1955-]
Fotografia - Brasil
Fotografia - Processamento
Criação na arte
Photography - Brazil
Photography - Processing
Creation in art
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Araujo, Paula Martinelli de. Eustáquio Neves: sujeito fotográfico - memória e imagem. 2018. 192 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21315
Data de defesa: 18-Jun-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paula Martinelli de Araujo.pdf6,55 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.