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Tipo do documento: Tese
Título: Ambientação do vídeo em festas e festivais: signos de Stimmung, atmosferas e ambiência
Título(s) alternativo(s): ‘Ambientation’ of the video in parties and festivals: signs of Stimmung, atmospheres and ambience
Autor: Cestari, Guilherme Henrique de Oliveira 
Primeiro orientador: Nöth, Winfried
Resumo: Ambientação é a mediação contínua, propositada e efetiva de qualidades multimodais que criam um espaço de signos. Juntamente com djs, músicos, cenógrafos, iluminadores e com o público participante, vídeo jóqueis (vjs) compõem ambientações nas pistas de dança ao manipular e projetar conteúdo audiovisual em tempo presente. Este estudo adota uma abordagem semiótica na investigação de estratégias usadas por vjs, que criam ambientações em suas performances por meio de visuais ao vivo e paisagens sonoras. Nove festas, shows e festivais ocorridos entre 2011 e 2016 são o objeto de análise semiótica detalhada. A seção I descreve os dados, exemplifica a variedade de cenários de vjing e identifica performance ao vivo, efeitos sinestésicos e colagem como três estratégias principais de prática criativa. A seção II apresenta a teoria sobre produção de presença de H. Gumbrecht à luz da semiótica de C. S. Peirce. Também distingue seis dimensões de presença que transformam a pista de dança em um espaço criativo de signos: (1) Stimmung (livres possibilidades de afinação), (2) humor (qualidade materializada), (3) atmosfera (ou encadeamento entre humores), (4) ambiente (movimento entre atmosferas), (5) paisagem (limitações e restrições perceptivas do ambiente) e (6) ambiência (padrões que regulam transições atmosféricas). Na pista de dança, vjs mobilizam qualidades sensórias, combinandoas com ações e hábitos. Eles constroem um universo de Stimmungen a partir dos quais todos os participantes na performance, imersos e rodeados por ambientação, se veem livres para escolher e criar sua própria hélice semiótica. Os efeitos gerais do evento são comoção, emotividade e reações energéticas, juntamente com efeitos de sentido
Abstract: “Ambientation” is the continuous, purposive, and effective mediation of the multimodal qualities creating a space of signs. Together with djs, musicians, set and light designers as well as the participating public, video jockeys (vjs) compose dance floor ambientations, while manipulating and projecting audiovisual content in real time. This study adopts a semiotic approach in the inquiry into the strategies through which vjs create ambientations in their performances by means of live visuals and soundscapes. Nine parties, shows, and festivals from 2011 to 2016 are the object of detailed semiotic and multimedia analyses. Part 1 describes the data, exemplifies the variety of vjing scenarios, and identifies live performance, synaesthetic effects, and collage as the three principal strategies of creative practice. Part 2 introduces H. Gumbrecht’s theory of the production of presence in light of C. S. Peirce’s semiotics. It distinguishes six dimensions of presence that transform a dance floor into a creative semiotic space: (1) Stimmung (free possibilities of attunement), (2) mood (materialized quality), (3) atmosphere (or mood chaining), (4) the environment (movement in the atmospheres), (5) “scapes” (limitations and perceptual restrictions in the environment), and (6) ambience (patterns regulating atmospheric transitions). During a live video fruition, ambientation creates tensions oscillating between effects of presence (contact and rhythm) and effects of sense (intellectual depths and meanings). On the dance floor, vjs mobilize sensory qualities and combine them with actions and habits. They build a universe of Stimmungen from which all participants in the performance, immersed and surrounded in ambientation, are free to choose and create their own semiosic helix. The general effects of the event are commotion, emotive condition, and energetic reaction, together with effects of meaning
Palavras-chave: Ambiência
Vjing
Vídeo ao vivo
Ambience
Vjing
Live video
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: Cestari, Guilherme Henrique de Oliveira. Ambientação do vídeo em festas e festivais: signos de Stimmung, atmosferas e ambiência. 2018. 310 f. Tese (Doutorado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21294
Data de defesa: 11-Jun-2018
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