???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21164
Tipo do documento: Tese
Título: A formação do balé brasileiro e a crítica jornalística: nacionalismo e estilização
Autor: Pereira , Roberto Wagner 
Primeiro orientador: Katz , Helena Tania
Resumo: Este trabalho tem como objetivo mapear os elementos responsáveis pela idéia de um balé brasileiro, tanto no que diz respeito à sua formação quanto aos seus aspectos temáticos. Para tanto; elegeu a crítica jornalística de dança como seu principal elemento, observando como sua especialização estava diretamente ligada à especialização dos corpos brasileiros que ansiavam por criar seu balé. A cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, foi o palco onde os primeiros passos no sentido de uma criação de um balé brasileiro foram dados, ainda na primeira metade do século XX. Tal fato coincidiu com o período conhecido como Estado Novo, o que fez impregnar a construção desse balé de um sentido de brasilidade ufanista, tão presente na ideologia política da época. A crítica jornalística, por sua vez, contribuiu de forma direta nessa construção, na medida em que analisava os balés apresentados nas primeiras temporadas a partir de um olhar comprometido com a ideologia estadonovista. Nesse sentido, este trabalho mapeou todas as críticas dos principais jornais da época, e procurou desvendar no diálogo entre balé e imprensa como a idéia de brasilidade foi ali desenvolvida
Abstract: This work aims at mapping the elements which were responsible for the idea of a Brazilian ballet taking into consideration both its formation and its thematic aspects. In order to do that, journalistic critics of dance have been elected as its main feature, observing how their especialization was directly connected to the especialization of Brazilian groups Who were anxious to create their ballet. The City of Rio de Janeiro, then the nation's capital, was the stage where the first steps towards the creation of a Brazilian ballet took place still during the first half of the 20th century. This fact coincided with a period in history known as Estado Novo (The New State), which impregnated the construction of this ballet with a sense of ufanistic Brazility, present in the political ideology of that time. Journalistic critics, for their turn, contributed directly to this construction, for they analyzed ballet presentations in the opening seasons from the standpoint of the New State ideology. Therefore, this work has mapped all critiques from major newspapers at the time, and has tried to unravel how the idea of Brazility developed in the dialogue between ballet and the press
Palavras-chave: Balé - Brasil
Dança
Ballet - Brazil
Dance
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Pereira , Roberto Wagner. A formação do balé brasileiro e a crítica jornalística: nacionalismo e estilização. 2002. 277 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21164
Data de defesa: 18-Jun-2002
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROBERTO WAGNER PEREIRA.pdf22,9 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.