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Tipo do documento: Tese
Título: As redes sociais virtuais no conceito de marketing de relacionamento em organizações culturais sem fins lucrativos
Autor: Farah, Mário Luís 
Primeiro orientador: Gatti, Daniel Couto
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir a utilização das redes sociais virtuais como ferramenta de comunicação no conceito de Marketing de Relacionamento para organizações culturais sem fins lucrativos atuantes no Brasil. Para uma contextualização mais clara e abrangente, o estudo caracteriza e quantifica essas entidades e aborda as mudanças econômicas e sociais advindas da adoção das chamadas TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação), dando ênfase no relacionamento entre as citadas organizações e as pessoas, sobretudo seus apoiadores e diletantes, bem como analisa as práticas de colaboração entre os diversos atores envolvidos no processo. A revisão teórica abrange o conceito de Marketing de Relacionamento utilizado em corporações de serviços, com foco em organizações sem fins lucrativos, visando pautar a interação com seus stakeholders. Para ilustrar a problematização proposta, foram realizados dois Estudos de Caso em organizações protagonistas de ações culturais e usuárias de redes sociais, focando em seu processo de relacionamento com seus diversos públicos
Abstract: This project has the objective of discussing the use of virtual social networks as a communication tool regarding the concept of Marketing of Relationship for non-profit cultural organizations present in Brazil. In order to develop a clearer and broader contextualization, the study characterizes and quantifies such entities and approaches both economic and social changes caused by the implementation of the TIC’s (Technology of the Information and Communication), emphasizing the relationship between such organizations and the people, especially its supporters and enthusiasts, as well as analyzes the collaboration practices between the diverse parts involved along the process. The theoretical revision covers the concept of Marketing of Relationship applied in service corporations, whose focus is on nonprofit organizations, aiming to dictate the interaction with their stakeholders. In order to illustrate the proposed problem, two case studies were performed in organizations which are protagonists of cultural actions and users of social networks, focusing on their process of relationship with their miscellaneous public
Palavras-chave: Organizações sem fins lucrativos
Marketing de relacionamento
Redes sociais
Non-profit organizations
Relationship marketing
Social networks
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: Farah, Mário Luís. As redes sociais virtuais no conceito de marketing de relacionamento em organizações culturais sem fins lucrativos. 2018. 120 f. Tese (Doutorado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21160
Data de defesa: 23-Mar-2018
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