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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21112
Tipo: | Dissertação |
Título: | Inteligência artificial e a ilusão do percepto afetivo |
Autor(es): | Fusaro, Alberto Cabral |
Primeiro Orientador: | Santaella, Lucia |
Resumo: | Nossa pesquisa se enquadra em um segmento do ramo de estudos de Inteligência Artificial, mais especificamente o das IAs Fracas, investigando o modo como são utilizadas no desenvolvimento de games – jogos que operam em uma plataforma de tecnologia eletrônica. Focalizamos a investigação em um sistema de simulação restrita de comportamento humano nomeado comercialmente como Drivatar, uma entidade virtual controlada pelo sistema que opera com base em aprendizagem de máquina, desenvolvida em parceria pelas empresas Turn10 Studios e Microsoft para atuar como simulações de pilotos humanos nos games do gênero de corrida de carros da franquia Forza Motorsport. Nosso objetivo é a identificação dos principais elementos de IA, bem como das estratégias utilizadas em sua aplicação, que habilitam esses agentes inteligentes a causar nos jogadores humanos a ilusão de que os Drivatars são os próprios indivíduos que estão simulando |
Abstract: | Our investigation fits into a branch of Artificial Intelligence research, namely the Weak AIs subset, aiming to figure out the way that these AIs are applied in videogames development – we call it just “games”, referring to all games that run on any form of electronics platform. Our focus bears on a strict human-behavior simulation system that goes on the market by the name of Drivatar, a system-controlled virtual-entity whose operation is based on machinelearning technology. They were developed by Microsoft and Turn10 Studios to perform as “simulated human” pilots in their Forza Motorsport automotive-racing franchise games. Our goal is to identify the main AI elements and their application strategies that enable them to create the illusion of humanity, making the players believe that they are their human counterparts instead of simulations |
Palavras-chave: | Inteligência artificial Games Aprendizagem de máquina Artificial intelligence Games Machine learning |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Citação: | Fusaro, Alberto Cabral. Inteligência artificial e a ilusão do percepto afetivo. 2018. 113 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21112 |
Data do documento: | 2-Abr-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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