???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20905
Tipo do documento: Dissertação
Título: Canto popular: aspectos da atuação de professores de canto brasileiros
Autor: Campos, Marcio Roberto 
Primeiro orientador: Silva, Marta Assumpção de Andrada e
Resumo: Introdução: o conhecimento teórico-prático é fundamental para um professor e geralmente apenas com um método adequado de ensino se consegue transmitir de forma eficiente o conhecimento. Dessa forma, cabe, portanto ao professor de canto dominar as questões técnicas específicas da arte de ensinar, assim como das particularidades de cada gênero musical. Objetivo: analisar as características de atuação de um grupo de professores brasileiros de canto popular. Método: foi aplicado um questionário, elaborado especialmente para esse estudo, baseado na literatura e na experiência dos pesquisadores. O instrumento foi dividido em duas partes: caracterização da amostra e investigação sobre a forma de atuação de professores de canto popular. A pesquisa foi realizada online por meio da ferramenta SurveyMonkey. Resultados: a amostra foi finalizada com 175 professores, 91 mulheres e 84 homens e, com predomínio na faixa etária de 30 a 39 anos. Sobre o método 73.7% afirmaram possuir um método de trabalho. Para esse grupo foram criadas cinco categorias para nomear tais métodos. Entre as categorias com maior destaque, 46.5% para métodos conhecidos, 33.3% não deram nome para seus métodos e 10.1% para métodos baseado em livros, apostilas, vídeos ou escolas de canto. Na descrição das aulas de canto foram criadas sete categorias e a que teve maior destaque foi a de técnica / exercícios com 59.7%, seguida por repertório / performance com 54.3%, vocalizes / afinação com 36.4%. Na sequência as categorias aspectos relacionados ao corpo com 34.1%, aquecimento com 32.6%, respiração / apoio com 31.0% e por fim percepção / propriocepção com 24.0%. Conclusão: ao analisar as características do trabalho de um grupo de professores de canto popular concluímos que este profissional possui um método de trabalho e de maneira geral na aula de canto o foco são técnicas e exercícios vocais, além de aspectos relacionados ao repertório e a performance
Abstract: Introduction: theoretical-practical knowledge is fundamental for a teacher and, usually, only with an appropriate method of teaching it is possible to transmit knowledge effectively. Thus, it is up to the singing teacher to master the specific technical issues of the art of teaching, as well as the particularities of each musical genre. Objective: to analyze the performance characteristics of a group of Brazilian teachers of popular singing. Method: a questionnaire specially designed for this study was applied, based on the literature and the researchers' experience. The instrument was divided into two parts: characterization of the sample and research on the performance of popular singing teachers. The survey was conducted online using the SurveyMonkey tool. Results: The sample was finalized with 175 teachers, 91 women and 84 men, predominantly in the age group of 30 to 39 years. About the method, 73.7% reported having a working method. For this group, five categories were created to name such methods. Of these categories, the one of known methods was the most outstanding, with 46.5%, followed by unnamed methods, with 33.3% and methods based on books, handouts, videos or singing schools, with 10.1%. In the description of the singing classes, seven categories were created and the most outstanding was the technique / exercises with 59.7%, followed by repertoire / performance with 54.3%, vocalizes / tuning with 36.4%, aspects related to the body with 34.1%, warm up with 32.6%, respiration / support with 31.0% and, finally, perception / proprioception with 24.0%. Conclusion: when analyzing the characteristics of the work of a group of teachers of popular singing we can conclude that these professionals have a method of work and, in general, in the singing class, the focuses are the techniques and the vocal exercises, as well as aspects related to repertoire and performance
Palavras-chave: Canto
Voz
Treinamento da voz
Singing
Voice
Voice training
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Campos, Marcio Roberto. Canto popular: aspectos da atuação de professores de canto brasileiros. 2018. 69 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20905
Data de defesa: 26-Feb-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcio Roberto Campos.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.