REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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dc.creatorCoelho, Sheila Ferreira Costa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8178923Y6por
dc.contributor.advisor1Ciampi, Helenice-
dc.date.accessioned2018-02-08T11:19:54Z-
dc.date.issued2018-01-29-
dc.identifier.citationCoelho, Sheila Ferreira Costa. As leis 10.639/03 e 11.645/08 na prática do Professor Orientador de Sala de Leitura - POSL. 2017. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/20823-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo investigar as apropriações que os Professores Orientadores de Sala de Leitura da Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo, realizaram da formação continuada, pautada na educação para as relações étnico-raciais, realizadas no período de 2013 a 2016, com objetivo de subsidiar a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08, e como essas apropriações estão presentes nas suas práticas cotidianas de Sala de Leitura. Para inferir a efetivação das ações da política de formação afirmativa, foram desenvolvidas duas etapas complementares: levantamento e análise bibliográfica, e, realização de entrevistas considerando a História Oral Temática como metodologia apropriada para responder a seguinte questão: Quais relações podem ser estabelecidas entre os fundamentos da ação educativa das relações étnico-raciais trabalhados na formação de professores orientadores de Sala de Leitura e as memórias dos docentes entrevistados? Os critérios da seleção dos quatro docentes entrevistados foram: serem Professores Orientadores de Sala de Leitura da Diretoria de Educação Pirituba/Jaraguá e atuarem nessa função desde antes de 2013, tendo participado dos encontros de formação continuada nos anos de 2013 a 2016. Os autores que subsidiam a pesquisa são: Ivor F. Goodson sobre currículo; Kabengele Munanga e Nilma Lino sobre educação para as relações étnicoraciais; Dominique Juliá sobre cultura escolar; Verena Alberti sobre história oral; Le Goff sobre memória e Mauricio Tardif sobre os saberes docentespor
dc.description.abstractThe purpose of this study is to investigate the appropriations that the Reading Room Advisors of the Regional Directory of Education - Pirituba / Jaraguá of the Municipal Education Network of the city of São Paulo carried out in-service teacher education, based on education for ethnicracial relations, between 2013 and 2016, in order to subsidize the implementation of Laws 10.639 / 03 and 11.645 / 08, and how these appropriations are present in their daily practice of the Reading Room. To infer the effectiveness of affirmative policies actions, two complementary stages were developed: survey and bibliographic analysis, and interviews, considering Oral Thematic History as an appropriate methodology to answer the following question: Which relations can be established between the fundamentals of the ethnic-racial relations educational action developed during the education of Reading Room guidance teachers and the memories of the interviewed teachers? The selection criteria of the four teachers interviewed were: to be teachers of the reading room of the Directory of Education - Pirituba / Jaraguá and to work in this position prior to 2013, and to have participated in inservice teacher education meetings between2013 and 2016. The authors who supported the research are: Ivor F. Goodson on curriculum; Kabengele Munanga and Nilma Lino on education for ethnic-racial relations; Dominique Juliá on school culture; Verena Alberti on oral history; Le Goff on memory and Mauricio Tardif on teaching knowledgeeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/44638/Sheila%20Ferreira%20Costa%20Coelho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOrientadores educacionaispor
dc.subjectProfessores - Formação profissionalpor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectStudent counselorseng
dc.subjectTeachers - Occupational trainingeng
dc.subjectStudent teachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleAs leis 10.639/03 e 11.645/08 na prática do Professor Orientador de Sala de Leitura - POSLpor
dc.typeDissertaçãopor
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