???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20698
Tipo do documento: Tese
Título: A importância dos 2 Vs – Velocidade e Variedade – do Big Data em situações de busca da internet: um estudo envolvendo alunos do ensino superior
Autor: Kadow, André Luis Dal Santo 
Primeiro orientador: André, Claudio Fernando
Resumo: A quantidade de dados digitais, estruturados ou não, gerada diariamente é enorme e é possível observar dentro da sociedade como as empresas que detêm essas informações acabam usando as informações em massa do passado para tentar prever ou, até mesmo, facilitar comportamentos futuros por parte dos usuários. É o conceito do Big Data trabalhando em frentes cada vez mais diversificadas, impulsionado por algoritmos, Internet das Coisas (IoT) entre outros. Contudo, possuir uma grande quantidade de dados por si só não tem tanta representatividade quanto entender e explorar a sua utilização dentro dos processos envolvidos. Autores como Turing, Searle e Andersen já anteviram a importância e os impactos desta miríade de dados há tempos. A análise desses diferentes pontos de vista se faz como um local de partida para o entendimento da atuação de como sistemas autônomos que aprendem através de entradas de dados capturados ou cedidos espontaneamente por parte dos usuários foram a essência para chegar à ideia central desta tese, que é analisar e entender a influência de dois Vs do Big Data – Velocidade e Variedade – do Big Data dentro da vida digital dos jovens universitários, usando uma classe de uma faculdade específica para o estudo de caso
Abstract: The amount of digital data, structured or not, generated daily is enormous and it is possible to observe within society how the companies that hold this information end up using the mass information of the past to try to predict or even facilitate future behavior on the part of users. It is the concept of Big Data working on increasingly diverse fronts, driven by algorithms, Internet of Things (IoT) among others. However, having a large amount of data alone is not as representative as understanding and exploiting its use within the processes involved. Authors such as Turing, Searle and Andersen have already foreseen the importance and impacts of this myriad of data for a long time. The analysis of these different points of view is a starting point for the understanding of how autonomous systems that learn through data inputs captured or given spontaneously by the users were the essence to reach the central idea of this thesis, which is to analyze and understand the influence of two Big Data Vs - Speed and Variety - of Big Data within the digital life of young college students, using a class from a specific faculty for the case study
Palavras-chave: Inteligência artificial
Redes sociais
Artificial intelligence
Social networks
Big Data
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: Kadow, André Luis Dal Santo. A importância dos 2 Vs – Velocidade e Variedade – do Big Data em situações de busca da internet: um estudo envolvendo alunos do ensino superior. 2017. 230 f. Tese (Doutorado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20698
Data de defesa: 6-Dec-2017
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
André Luis Dal Santo Kadow.pdf4,19 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.