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Tipo do documento: Tese
Título: Desmontando o “formigueiro humano”: uma leitura barthesiana das fotografias de Serra Pelada por Sebastião Salgado
Autor: Lavarda, Marcus Túlio Borowiski 
Primeiro orientador: Motta, Leda Tenorio da
Resumo: Esta tese contempla as fotografias feitas em Serra Pelada, p garimpo ativo no Pará no período de 1980 a 1992, por Sebastião Salgado. Dentre os muitos registros realizados em meio ao “formigueiro humano” do garimpo, segundo metáfora que lhe foi atribuída pela imprensa da época, elege-se como corpus principal da pesquisa a série fotográfica “Ouro, Serra Pelada, Brasil”, que consta da obra monumental intitulada Trabalhadores (1996), do renomado fotógrafo brasileiro. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica e documental, abarcando obras de referência sobre a fotografia e as imagens, assim como reportagens de impacto sobre o referido formigueiro, como aquelas do jornalista Ricardo Kotscho, publicadas no livro Serra Pelada: uma ferida aberta na selva (1984). O principal referencial da pesquisa é a semiologia de Roland Barthes e mais especificamente o conceito barthesiano de “mito”, entendido como sistema conotado que distende abusivamente o sentido das representações iniciais de que parte. Tal base teórica demanda ainda a consideração de estudos abalizados sobre a crítica barthesiana. Trabalhamos com a hipótese de que a cobertura fotográfica em questão incorre naquilo que, em Mitologias, Barthes chama a “sobreconstrução” do tema pelo fotógrafo. A relevância da pesquisa prende-se ao fato de não haver, por ora, recepção acadêmica dos testemunhos fotográficos de Serra Pelada e à tentativa que aqui se leva a cabo de pensar as imagens de Salgado
Abstract: This paper aims to analyze Sebastião Salgado’s photographs about the region of Serra Pelada and its gold-mining activities that took place mainly from 1980 to 1992. This study focuses mainly in a photo series called Ouro, Serra Pelada, Brasil (Gold, Serra Pelada, Brazil), which is part of Salgado’s masterpiece Workers (1996). This monumental body of photographic work depicts what was coined by the Brazilian media at that time “a human ant nest”. The methodology used in this study is an analysis of document-based bibliographical research on reference papers about Salgado’s work as well as other journalistic photos of the gold mine pits, such as the ones published in Brazilian journalist Ricardo Kotscho’s book Serra Pelada: uma ferida aberta na selva (1984). The main theoretical concept used was Roland Barthes’ semiology, particularly the Barthesian concept of myth – viewed as a system of signs that indefinitely expands the initial representations of the meaning. The theoretical framework of this paper also relies on reference studies on the Barthesian critique. The assumption of this study is that Salgado’s photographic work relies on the process of super construction of themes – as most photographers do – as described in Barthes’ Mythologies. This is thought to be a relevant theme for investigation because no scholars have scrutinized Salgado’s Serra Pelada yet – hence this attempt to analyze Salgado’s work from an academic perspective
Palavras-chave: Serra Pelada, PA - Fotografias
Salgado, Sebastião [1944- ] - Crítica e interpretação
Fotografia documentária
Serra Pelada, PA - Photographs
Salgado, Sebastião [1944- ] - Criticism and interpretation
Documentary photography
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Lavarda, Marcus Túlio Borowiski. Desmontando o “formigueiro humano”: uma leitura barthesiana das fotografias de Serra Pelada por Sebastião Salgado. 2017. 191 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20682
Data de defesa: 7-Dec-2017
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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