???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20146
Tipo do documento: Dissertação
Título: Interfaces amigáveis para consultores comerciais realizarem negócios digitais: estudo de caso com corretores de seguros
Autor: Costa, Albert Florencio da 
Primeiro orientador: Getschko, Demi
Resumo: Este estudo apresenta uma análise das interfaces amigáveis para sistemas de Internet, que facilitem o uso para Consultores comerciais leigos (não-técnicos) na realização de negócios digitais. O Objetivo desse estudo é verificar a importância de plataformas digitais amigáveis para que consultores comerciais leigos não sejam eliminados do mercado, na atual conjuntura onde os negócios digitais vêm crescendo a cada dia. Através de uma revisão bibliográfica, apresentando o cenário atual em que os Consultores Comerciais leigos estão inseridos, bem como os requisitos técnicos necessários para construção de uma boa interface, analisamos o uso da Interface (OnCorretor) oferecida pela empresa Porto Seguro a seus Corretores de Seguro que são os Consultores comerciais desse mercado. Concluímos que o OnCorretor é uma plataforma que atende às expectativas de negócios dos corretores, sendo acessível inclusive por usuários leigos, permitindo que eles possam construir seus próprios sites, com seu domínio, gerenciar contas de email, gerenciar propostas online, interagir com seus clientes. A plataforma OnCorretor possui uma interface amigável que facilita a sua utilização, mas, alguns usuários ainda têm dúvidas sobre como obter os melhores resultados em seus negócios. Deste modo, sugerimos que seja disponibilizado um treinamento online, bem como uma utilização maior de interação com redes sociais, que seja acessível ao usuário sempre que ele precisar. Sugerimos também pesquisas periódicas para a manutenção e otimização de seu negócio, com presença na Internet e nas redes sociais. A mais importante constatação é que a interface amigável é simples de ser usada para 75,6% dos corretores respondentes e que 63.2% deles entendem que ela ajudou a otimizar seus negócios. Sugerimos que outras empresas do setor de seguros ou outras que utilizem Consultores Comerciais que desenvolvam plataformas similares baseadas nesse modelo
Abstract: This study presents an analysis of friendly interfaces for Internet systems, which facilitates the use of commercial consultants (non-technical) in creating digital business. The objective of this study is to verify the importance of friendly digital platforms so that lay commercial consultants are not eliminated from the market, in the current environment where digital businesses are growing every day. Through a bibliographic review, presenting the current scenario in which the commercial consultants beds are inserted, as well as the technical requirements necessary to build a good interface, we analyze the use of the Interface (OnCorretor) offered by the company Porto Seguro to its Insurance Brokers Who are the commercial consultants of this market. We conclude that the OnCorretor is a platform that meets the brokers business expectations, accessible including being by lay users, allowing them to build their own websites with your domain, manage email accounts, manage online proposals, interact with their customers. The OnCorretor platform has a user-friendly interface that makes it easy to use, but some users still have questions about how to get the best results in their business. In this way, we suggest that an online training, as well as a greater use of interaction with social networks, be made available to the user whenever he needs it. We also suggest periodic surveys for the maintenance and optimization of your business, with presence on the Internet and on social networks. The most important finding is that the user-friendly interface is simple to use for 75.6% of respondent brokers and 63.2% of them understand that it has helped to optimize their business. We suggest that other companies in the insurance industry or other using consultants commercial to develop similar platforms based on this model
Palavras-chave: Interfaces de usuário (Sistema de computador)
Negócios - Tecnologia da informação
Comércio eletrônico
Inovações tecnológicas
Business - Information technology
User Interfaces (Computer System)
E-commerce
Technological innovations
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: Costa, Albert Florencio da. Interfaces amigáveis para consultores comerciais realizarem negócios digitais: estudo de caso com corretores de seguros. 2017. 174 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20146
Data de defesa: 2-May-2017
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Albert Florencio da Costa.pdf7,54 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.