???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20133
Tipo do documento: Dissertação
Título: Articulação de uma plataforma de experiência para engajamento: estudo da plataforma digital MyMagic+ da Disney
Autor: Martins, Fabrício Almeida Brandão 
Primeiro orientador: Basbaum, Sérgio Roclaw
Resumo: Esta dissertação tem como meta principal de pesquisa o design da experiência perceptiva para a estruturação de uma plataforma de experiência configurada para promover o engajamento entre pessoas e empresas em grande escala. Para isso, apresenta a MyMagic+, plataforma digital que conecta todas as atrações e narrativas Disney, promovendo uma experiência abrangente, envolvente e irresistível. Fazendo um contraponto com os anseios mercadológicos de acordo com a visão de executivos e pensadores do marketing como Steven J. Heyer, Kevin Roberts, Lee Cockerell e Philip Kotler, esta pesquisa aborda temas como experiência, meio, design, sinestesia e engajamento através de autores como Merleau-Ponty, Maturana e Varela, McLuhan e Jenkins em uma análise interdisciplinar necessária que inclui também conceitos trabalhados por Donald Norman, pesquisador do design emocional e o designer de games Scott Rogers. São analisadas as percepções de magia e sonho descritas pelos consumidores da Disney, a importância da construção de um mundo temático utópico, a articulação tecnificada dos meios para a configuração dos desejos e o papel da afetividade na interação, sempre tendo em vista o entendimento do que é engajamento e o papel de uma plataforma digital no engajamento mediado pela tecnologia
Abstract: This dissertation has as main research goal the design of the perceptive experience for structuring a platform of experience configured to promote the engagement between people and companies in large scale. For this, it features a MyMagic+, digital platform that connects all Disney attractions and narratives, promoting a comprehensive, engaging and irresistible experience. Making a counterpoint to marketing yearnings according to a vision of marketing executives and thinkers such as Steven J. Heyer, Kevin Roberts, Lee Cockerell, and Philip Kotler, this research addresses subjects such as experience, media, design, synaesthesia, and engagement through authors Like Merleau-Ponty, Maturana and Varela, McLuhan and Jenkins, an interdisciplinary analysis necessary also includes concepts worked by Donald Norman, emotional design researcher and game designer Scott Rogers. They are analyzed as perceptions of magic and dream described by Disney consumers, the importance of constructing a utopian thematic world, a technical articulation of the means for a configuration of desires and the role of affectivity in the interaction, always with a view to understanding what is engagement and the role of a platform in technology-mediated engagement
Palavras-chave: Inovações tecnológicas
MyMagic+
Plataforma digital
Walt Disney World (Estados Unidos)
Technological innovations
Digital platform
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: Martins, Fabrício Almeida Brandão. Articulação de uma plataforma de experiência para engajamento: estudo da plataforma digital MyMagic+ da Disney. 2017. 109 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20133
Data de defesa: 15-May-2017
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabrício Almeida Brandão Martins.pdf3,82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.