REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
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Tipo: Tese
Título: Relação professor-materiais curriculares em Educação Matemática: uma análise a partir de elementos dos recursos do currículo e dos recursos dos professores
Título(s) alternativo(s): Teacher-curriculum materials relationship in Mathematics Education: an analysis from elements of the curriculum resources and teachers’ resources
Autor(es): Santana, Kátia Cristina Lima
Primeiro Orientador: Manrique, Ana Lúcia
Resumo: Neste estudo, o nosso objetivo foi o de analisar e refletir sobre a relação professor-material curricular a partir de elementos que compõem os recursos curriculares e os recursos de professores que ensinam Matemática. Propomos investigar que relações podem ser estabelecidas entre professores e materiais curriculares de matemática. Tomando como aportes teóricos os estudos sobre a relação professor-material curricular, o modelo do conhecimento didático-matemático do professor e estudos sobre análise de materiais curriculares, desenvolvemos uma investigação que utiliza uma abordagem metodológica qualitativa na perspectiva de estudo teórico do tipo pesquisa bibliográfica e metanálise. A metanálise foi realizada a partir do relatório de um projeto de pesquisa em que professores da rede municipal de ensino de São Paulo avaliaram os materiais curriculares por eles utilizados para planejar e desenvolver suas aulas. As categorias elaboradas emergiram dos próprios dados. A tese é organizada em formato multipaper, composta de um capítulo de introdução, três artigos e um capítulo com considerações finais. Os resultados indicam que a relação professor-material curricular envolve uma “via de mão dupla”: os professores mobilizam seus conhecimentos para interpretar, compreender e colaborar com os recursos curriculares, reconciliam suas percepções dos objetivos originais dos materiais com seus próprios objetivos e tomam decisões quanto ao uso, seja por reprodução, adaptação ou improvisação. Essas decisões podem ser intencionais ou inconscientes; ora se aproximam das ideias originais, ora delas se afastam. Na outra via, os materiais curriculares podem oferecer oportunidades, a partir de elementos e características que favoreçam a mobilização de conhecimentos de professores que ensinam Matemática. Os conhecimentos docentes mobilizados referem-se às dimensões matemática e didática do conhecimento didático-matemático principalmente no tocante às categorias epistêmica e cognitiva com destaque para a categoria epistêmica. Esse resultado evidencia que a inclusão, nos materiais curriculares, de elementos que envolvem essas categorias de conhecimento docente, aliada a formações que possam estudar e analisar os materiais utilizados pelos professores, favorece a mobilização de seus conhecimentos e pode promover a mudança de algumas práticas de sala de aula por parte dos professores
Abstract: In this study, our aim was to analyze and reflect on the teacher-curriculum material relationship from elements that make up the curriculum resources and resources of teachers who teach math. We propose to investigate what relationships can be established between teachers and math curriculum materials. Taking as theoretical contributions the studies on the teacher-curriculum material relationship, the Didactic-Mathematical Knowledge model of the teacher and studies on curriculum materials analysis, we developed an investigation that uses a qualitative methodological approach from the perspective of theoretical study of bibliographic research type and meta-analysis. The meta-analysis was carried out from the report of a research project in which teachers of the São Paulo municipal education evaluated the curriculum materials used by them to plan and develop their classes. The elaborated categories emerged from the data themselves. The thesis is organized in a multipaper format, composed of an introductory chapter, three articles and a chapter with final considerations. The results indicate that the teacher-curriculum material relationship involves a "two-way street: teachers mobilize their knowledge to interpret, understand and collaborate with curriculum resources, reconcile their perceptions of the original objectives of the materials with their own purposes and make decisions about the use, whether by reproduction, adaptation or improvisation. These decisions may be intentional or unconscious; sometimes they approach the original ideas, sometimes they move away from them. In the other way, the curriculum materials can offer opportunities, from elements and characteristics that favor the mobilization of knowledge of teachers who teach math. Teaching knowledge mobilized refer to the mathematical and didactic dimensions of Didactic-Mathematical Knowledge, especially in the epistemic and cognitive categories, with emphasis on the epistemic category. This result evidences that the inclusion, in curriculum materials, of elements that involve these categories of teaching knowledge, combined with the formations that could study and analyze the materials used by the teachers, favor the mobilization of their knowledge and can promote the change of some classroom practices by the teachers
Palavras-chave: Matemática - Currículo
Prática de ensino
Matemática - Estudo e ensino
Curriculum materials
Teaching knowledge
Teacher-curriculum materials relationship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Santana, Kátia Cristina Lima. Relação professor-materiais curriculares em Educação Matemática: uma análise a partir de elementos dos recursos do currículo e dos recursos dos professores. 2017. 163 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20006
Data do documento: 7-Mar-2017
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