REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social
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dc.creatorMiranda, Elisangela Santos de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4497088Y2por
dc.contributor.advisor1Spink, Mary Jane Paris-
dc.date.accessioned2017-02-22T11:44:17Z-
dc.date.issued2017-02-13-
dc.identifier.citationMiranda, Elisangela Santos de. Capacete na cabeça, pra quê? um estudo sobre o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu na perspectiva dos guias locais. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Psicologia Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/19737-
dc.description.resumoEssa pesquisa parte do debate sobre os possíveis conflitos de interesses entre populações tradicionais e a necessidade de proteção dos recursos naturais em unidades de conservação abertas à visitação turística. Nestes territórios a concepção preservacionista, favorece transformações sociais, que têm como pano de fundo questões fundiárias, bem como expectativas em relação ao turismo. Tomamos como estudo de caso a implantação do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, através da prática profissional dos guias locais, que conduzem os visitantes, buscamos compreender a relação da população local com o parque a partir da visão dos guias. A pesquisa ocorreu no momento inicial em que o parque recebe visitações. No entanto, com um plano de manejo elaborado, em execução e tendo como condutores parte da comunidade local. Para alcançar o objetivo deste estudo foram feitas entrevistas, com os guias locais, a fim de compreender como os mesmos se colocam em relação ao turismo, à conservação ambiental e como apresentam o parque aos visitantes. Também foram realizadas leituras de documentos oficiais e literatura sobre a temática, anotações em diário de campo e conversas no cotidiano durante as visitas ao parque. Orientamo-nos por uma perspectiva construcionista com entendimento da linguagem como prática social. Mais especificamente, como linguagem em ação, ou seja, como práticas discursivas a partir das quais as pessoas produzem sentidos e se posicionam em suas relações no cotidianopor
dc.description.abstractThis research starts from a debate about a possible conflict of interest between traditional members of the community and need to protect natural resources in conservation units open to visitors. In these territories, the concept of preservation favours social transformations that have as a backdrop the landholding issues, as well as tourism expectations. We took as case study the implantation of the 'Cavernas do Peruaçu National Park', through the professional practice of the local tour guides. We aimed to understand the relationship between the local population with the park from the tour guide's view. The research took place as soon as the park started to receive visitors, we have elaborated a plan conducted by some of the tour guides which were also part of the local community. To achieve the objective of this study, interviews were conducted with the local tour guides to understand how they position themselves in relation to tourism and the environmental conservation, and how they present the park to the visitors. During all visits to the park, we read some of the official local documents, we created a diary to record all notes as well as engaging in conversations with the tour guides. We focused on how to understand the language in the social aspect, we have also focused on natural language. In other words, how discursive practices produce cultural meanings and how people position themselves in their everyday relationseng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/41182/Elisangela%20Santos%20de%20Miranda.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPopulações tradicionaispor
dc.subjectGuias locaispor
dc.subjectParque Nacional Cavernas do Peruaçupor
dc.subjectTraditional populationseng
dc.subjectLocal guideseng
dc.subjectCavernas do Peruaçu National Parkeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpor
dc.titleCapacete na cabeça, pra quê? um estudo sobre o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu na perspectiva dos guias locaispor
dc.title.alternativeHelmet on the head? what for? a study on the 'Cavernas do Peruaçu National Park' from the local tour guides perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
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