REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
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Tipo: Dissertação
Título: A natureza artificial do teatro: Diderot e os paradoxos
Autor(es): Araujo, Carolina Ribeiro Paraíso
Primeiro Orientador: Pissarra, Maria Constança Peres
Resumo: A presente dissertação tem como intuito analisar a importância do teatro no pensamento de Denis Diderot. Portanto, buscamos como isso entender os propósitos, aos quais o filósofo evidenciará a partir do ato representativo na França do século XVIII. Diderot, não só propõe uma reforma no modo de fazer teatro como também nas próprias representações teatrais. O filósofo irá formalizar uma teoria para que os atores pudessem aprimorar suas atuações. Estas devem ser pautadas na observação da natureza, com a finalidade de serem estudadas e representadas com a mais pura racionalidade. Neste sentido, o enciclopedista enfatiza a artificialidade em detrimento da natureza para existir a primazia em cena. O teatro para Diderot deveria ser e fazer o papel de expurgar os vícios da sociedade, fazendo com que os indivíduos aprimorassem a virtude. Além do mais as peças teatrais deveriam retratar a vida corriqueira das pessoas e com isso propõe e inaugura um novo gênero, este seria o gênero sério ou drama, o qual é intermediário, está entre a tragédia e a comédia
Abstract: The purpose of this dissertation is to present the importance of the theatre according to Denis Diderot point of view. Thus, based on his thoughts, try to understand the purposes of which, the philosopher will demonstrate from the representative act, in France during the 18th century. Diderot suggests an improvement in the way of making theatre, as well as in its own theatrical representations. The philosopher will determine a theory for the actors to improve their performances. The performances should be based on nature observation, aiming to be studied and represented with pure rationality. In this regard, he gives emphasis to artificiality in disadvantage of nature to create perfection in a scene. In Diderot’s point of view, the theatre should be and do the job of remove society’s addictions and make people work on their virtue. In addition, theater plays should approach people’s busy lives and through that he suggests and introduces a new genre called drama and it is a genre that can be classified as intermediate, being in between tragedy and comedy
Palavras-chave: Diderot, Denis [1713-1784]
Teatro
Ator
Theatre
Actor
Nature
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Citação: Araujo, Carolina Ribeiro Paraíso. A natureza artificial do teatro: Diderot e os paradoxos. 2016. 92 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19437
Data do documento: 22-Set-2016
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