???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19301
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo dos efeitos da pratica do Tai Chi Chuan sobre o estresse em professores de um Centro Unificado de Ensino da Prefeitura de São Paulo e de uma Instituição de Ensino Estadual de São Paulo
Autor: Kamigauti, Nilton 
Primeiro orientador: Ramos, Denise Gimenez
Resumo: Atualmente, os altos níveis de estresse representam um desafio à contemporaneidade. A docência é uma das profissões fundamentais de nossa sociedade a qual apresenta um dos níveis mais altos de estresse. Neste trabalho, constatou-se que 65,3% dos professores de duas escolas de São Paulo sofrem de estresse. O objetivo desta pesquisa foi avaliar os efeitos da prática do Tai Chi Chuan no nível de estresse de docentes. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp (ISSL) para medir os níveis de estresse e, para os que praticaram o Tai Chi Chuan, também foi utilizado o questionário para avaliar as impressões da prática do Tai Chi Chuan. O procedimento para selecionar os participantes foi, incialmente, aplicar o ISSL nos 49 professores participantes. Destes, 32 apresentaram estresse e foram divididos, igualmente (com base no nível de estresse, idade e tempo que lecionam), em 16 no grupo controle e 16 no grupo experimental. Os 16 participantes do grupo experimental tiveram aulas de Tai Chi Chuan (incluindo Chi Kung e meditação); ao longo de 2 meses, participaram de 8 aulas de 1 hora de duração, 1 vez por semana. Ao final dos 2 meses, os 32 participantes dos 2 grupos foram retestados com o ISSL e apenas no grupo experimental foi aplicado o questionário para avaliar as impressões da prática do Tai Chi Chuan. Como resultado, observamos que o grupo experimental apresentou uma queda dos níveis de estresse na ordem de 77,16%, enquanto o grupo controle não apresentou mudança relevante. O Tai Chi Chuan mostrou-se uma técnica eficaz no gerenciamento do estresse, sendo uma atividade economicamente barata, de fácil execução dentro das próprias escolas e que não requer nenhum equipamento para ser praticado; apresentou boa adesão, provavelmente devido aos efeitos benéficos rapidamente alcançados. Assim, o Tai Chi Chuan foi eficiente na baixa dos níveis de estresse nos professores participantes
Abstract: Currently, the high levels of stress pose a challenge to the contemporaneity. Teaching is one of the key professions of our society and which presents one of the highest levels of stress. In this work, it was observed that 65,3% of teachers from two schools of São Paulo suffer from stress. The purpose of this research was to assess the effects of Tai Chi Chuan on the level of stress of teachers. The instruments used were Lipp´s Stress Symptoms Inventory for Adults (ISSL) to measure the stress levels and, to the individuals that practiced Tai Chi Chuan, a questionnaire to evaluate the impressions of such individuals on practicing Tai Chi Chuan was also used. The proceeding for the selection of participants was, initially, to apply the ISSL on the 49 participating teachers. Out of such individuals, 32 presented stress and were divided, equally (based on their level of stress, age and time they have been teaching), into 16 on the control group and 16 on the experimental group. The 16 participants of the experimental group were ministered classes of Tai Chi Chuan (including Chi Kung and meditation); during the period of 2 months, they attended 8 classes of 1 hour each, once a week. At the end of the 2-month period, the 32 participants of the 2 groups were retested with ISSL and the questionnaire to evaluate the impressions of practicing Tai Chi Chuan was applied solely to the experimental group. As a result, we observed that the experimental group presented a decrease in the stress levels in order of 77,16%, while the control group did not present any relevant change. Tai Chi Chuan was proven to be an efficient technique for stress management, being a low cost activity, easily executed within the premises of the schools themselves and that does not require any equipment to be practiced; it presented a good acceptance, probably due to the swiftly achieved positive effects. Therefore, Tai Chi Chuan was effective in the decrease of the stress levels of the participating teachers
Palavras-chave: Tai Chi Chuan
Chi Kung
Meditação
Taiji
Qi gong
Stress
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Kamigauti, Nilton. Estudo dos efeitos da pratica do Tai Chi Chuan sobre o estresse em professores de um Centro Unificado de Ensino da Prefeitura de São Paulo e de uma Instituição de Ensino Estadual de São Paulo. 2016. 132 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Psicologia Clínica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19301
Data de defesa: 16-Sep-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nilton Kamigauti.pdf18,34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.