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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19165
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação institucional no ensino superior: os desdobramentos de uma experiência avaliativa |
Título(s) alternativo(s): | Institutional evaluation in higher education: the unfolding of an evaluative experience |
Autor(es): | Bergamin, Fabiana |
Primeiro Orientador: | Abramowicz, Mere |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo apresentar os resultados de uma experiência desenvolvida em uma instituição de Ensino Superior privada, localizada no interior do estado de São Paulo, escolhida pelo fato de desenvolver um programa especial criado em 2010, denominado Programa Saber em Rede, para acompanhar o processo de sua participação no ENADE/SINAES. Com o ENADE, a avaliação institucional adquire centralidade nacional, constituindo-se como um importante mecanismo estratégico do Estado para aferir a qualidade das instituições de ensino. Nesse contexto, a abordagem deste estudo assumiu o formato qualitativo, tomando por base entrevista com os sujeitos participantes do programa na busca de elucidar a visão institucional sobre o processo avaliativo proposto pelo ENADE. Os resultados da pesquisa mostram que os entrevistados entendem, como aspectos positivos, que o ENADE contempla os objetivos a que se propõe: aferir o desempenho do estudante e proporcionar a melhoria da qualidade da educação superior e oferecer um diagnóstico da realidade da IES, constituindo-se em um norteador que permite repensar as práticas curriculares de forma crítica e comprometida. Todavia, concordam que a metodologia empregada é complexa, não respeita diferenças sociais, regionais, culturais, contribuindo para que um determinado currículo seja legitimado. Concordam que o Programa Saber em Rede favoreceu a criação de uma cultura avaliativa na IES, constituindo-se em um processo salutar, pois possibilita a tomada de decisões a partir de indicadores externos e permite evitar a estagnação de currículos e programas e a acomodação institucional. Desde que o programa foi institucionalizado foram desenvolvidas, na IES, estratégias de diagnósticos e otimização metodológica por meio do desenvolvimento de medidas centradas em diferentes interfaces entre o processo avaliativo do ENADE e o projeto pedagógico dos diversos cursos de graduação da instituição |
Abstract: | This paper aims to present the results of an experiment carried out in a private Higher Education institution, located in the state of São Paulo, chosen because of its 2010 program called Programa Saber em Redes; a program designed to monitor its participation in ENADE/SINAES. ENADE provides a national-centered institutional evaluation, establishing itself as an important strategic mechanism of the State to assess the quality of educational institutions. Thus, this is a qualitative study, based on interviews with participants of the program in order to better understand the institutional view of the evaluation process proposed by ENADE. The survey results show that respondents consider as positive the fact that ENADE fulfills its promise: measure student performance, provide higher education of better quality and offer a diagnosis of the IES reality. It is a guiding element to help rethink the curriculum practices critically and be committed to them. However, the respondents agree that the methodology is complex, does not respect social, regional and cultural differences, contributing to a particular curriculum to be legitimized in return. They agree that Programa Saber em Rede favored the development of a constructive evaluation culture in the IES because it enables decision-making from external indicators, avoids the stagnation of curricula and programs and prevents institutional complacence. Since the commencement of the program, diagnostic strategies and methodological optimization were developed through measures focusing on different interfaces between ENADE evaluative process and the pedagogical project of the institution undergraduate courses |
Palavras-chave: | Ensino superior ENADE Programa Saber em Rede Higher education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Bergamin, Fabiana. Avaliação institucional no ensino superior: os desdobramentos de uma experiência avaliativa. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19165 |
Data do documento: | 17-Ago-2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
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