REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19109
Tipo: Dissertação
Título: A reconstrução midiática da imagem feminina no Japão moderno
Autor(es): Katsurayama, Maria Aparecida Cordeiro
Primeiro Orientador: Greiner, Christine
Resumo: O processo de modernização do Japão testemunhou uma explosão de novas imagens da mulher japonesa. O objetivo desta dissertação de mestrado foi analisar o papel da comunicação midiática na reconstrução destas imagens, com destaque para as revistas. A metodologia utilizada aliou a pesquisa bibliográfica específica (Sato 2003, Silverberg 2009, Greiner 2015) e análise das imagens representativas da tensão entre o tradicional e o moderno. A imagem da bijinga ou “pintura da mulher bonita” foi um ponto de referência importante por representar os parâmetros de beleza feminina do período pré-moderno, assim como, as novas versões da modan gaaru ou “garota moderna”. Como resultado, apresenta-se uma discussão pouco desenvolvida no Brasil, que alia estudos da arte e da mídia japonesa, tendo em vista compreender as complexidades dos contextos sócio-políticos que envolveram a transição do Japão tradicional para a modernidade e a sua paulatina entrada no mercado internacional
Abstract: Japan's modernization process witnessed the explosion of new images of the Japanese woman. The purpose of this master's dissertation was to analyze the role of media communication in the reconstruction of these images, especially magazines. The methodology utilized associated specific literature reviews (Sato 2003, Silverberg 2009, Greiner 2015) to analysis of representative images of the tension between the traditional and the modern. The image of the bijinga or "painting of the beautiful woman" was an important reference point to represent the feminine beauty parameters of the pre-modern period, as well as new versions of the modan gaaru or “modern girl”. As a result, it is presented a discussion scarcely developed in Brazil, combining studies of art and Japanese media, in order to understand the complexities of sociopolitical contexts involving the transition from traditional Japan to modernity and its gradual entry to the international market
Palavras-chave: Mulher japonesa
Mídia japonesa
Arte moderna
Japanese woman
Japanese media
Modern art
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Katsurayama, Maria Aparecida Cordeiro. A reconstrução midiática da imagem feminina no Japão moderno. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19109
Data do documento: 27-Mai-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Aparecida Cordeiro Katsurayama.pdf2,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.