???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19072
Tipo do documento: Dissertação
Título: Trajetórias escolares e experiência universitária dos educandos do campus USP Leste da Universidade de São Paulo
Título(s) alternativo(s): School trajectories and college experience of students on campus USP Leste from University of São Paulo
Autor: Gimenes, Karla Cybelle Nunes 
Primeiro orientador: Carvalho, Mônica Muniz Pinto de
Resumo: Esta dissertação se constitui de um estudo sobre a trajetória escolar e a experiência universitária de jovens oriundos da Zona Leste da capital paulista na Universidade de São Paulo, Campus USP Leste. Esse estudo teve como objetivo geral saber se o Campus USP Leste da Universidade de São Paulo propiciava o acesso à educação superior aos jovens da região. O nosso objetivo específico foi compreender a relação entre capital cultural da família e a trajetória escolar e experiência desses jovens nos quadros daquela Universidade. Para realização de nossos objetivos foi utilizada metodologia quantitativa baseada na aplicação de questionário e metodologia qualitativa baseada em entrevista em profundidade. Foram respondidos 183 questionários e realizadas 20 entrevistas em profundidade. Para construção de nosso objeto de pesquisa, nos apoiamos na teoria da reprodução cultural, representada pela obra de Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron, mais especificamente no conceito de “capital cultural” e em pesquisas empíricas realizadas no contexto da sociedade brasileira sobre a problematização da escolarização de camadas populares (VIANA, 1998; PIOTTO, 2007; LACERDA, 2014). A escolha da Universidade de São Paulo se fez por ser essa uma das instituições públicas de renome, reconhecida internacionalmente, que na última década passou por um processo de expansão que culminou na implantação do Campus USP Leste, cuja região é uma das mais populosas da capital. Optou-se pelo estudo desse tema em uma região específica da cidade em razão da organização e alcance das propostas do Movimento de Educação da Zona Leste que, desde a década de 1970, luta pelo acesso de sua população à educação em todos os níveis por meio dos movimentos sociais
Abstract: This dissertation is a study about school trajectory and college experience of young people from the East Zone of São Paulo at University of São Paulo, Campus USP Leste. This study had as general objective the knowledge whether Campus USP Leste of University of São Paulo had provided access to college education to young people in the region. Our specific goal was to understand the relation among family cultural capital, school trajectories and experience of these young people in the frames of that University. To achieve our goals, we used quantitative methodology based on questionnaires and qualitative methodology based on in-depth interview. 183 questionnaires were answered and 20 in-depth interviews were executed. For our research, we relied on cultural reproduction theory, represented by the work of Pierre Bourdieu and Jean-Claude Passeron, specifically on the concept of "cultural capital" and on empirical researches conducted in the brazilian society context about the problematization of lower classes schooling (VIANA, 1998, PIOTTO, 2007 and LACERDA, 2014). The choice of University of São Paulo was due to it being one of the renowned public institution, internationally recognized, that, on the last decade, went through a expansion process that culminated in the implementation of Campus USP Leste, whose region is one of the most densely populated in the capital. We chose to study this topic in a specific region of the city due to organization and range of proposals of the Education Movement from East Zone, that, since 1970, struggle for access of population to education at all levels throught social movements
Palavras-chave: Jovens
Família
Educação
Young people
Family
Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Gimenes, Karla Cybelle Nunes. Trajetórias escolares e experiência universitária dos educandos do campus USP Leste da Universidade de São Paulo. 2016. 234 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19072
Data de defesa: 20-May-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karla Cybelle Nunes Gimenes.pdf2,88 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.