Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/1897
Tipo: | Tese |
Título: | O Pantocrator de Claudio Pastro: importância e atualidade |
Autor(es): | Tommaso, Wilma Steagall de |
Primeiro Orientador: | Ponde, Luiz Felipe |
Resumo: | Esta pesquisa aborda o Pantocrator, a imagem do Cristo em Glória. Relativamente desconhecida no Brasil, país onde o barroco é a arte religiosa mais característica, esta imagem é tema central na obra de Claudio Pastro, artista plástico brasileiro, que há mais de trinta anos coloca, nas igrejas que projeta, o Cristo Pantocrator, cujo tipo simbólico se diferencia da arte naturalista do barroco que, por tradição, destaca o Cristo crucificado. A partir de uma série de entrevistas concedidas pelo artista, nas quais falou sobre sua formação, influências que marcam sua obra e sua motivação para fazer Pantocrators, este trabalho buscou a origem da imagem de Jesus, Deus dos cristãos, e também o único a ser retratado dentre as religiões Abrâmicas, não sem controvérsias, encontrando o Majestas Domini, o tipo Pantocrator do Ocidente medieval, influência significativa para o artista, chegando na representação de Deus, sua permissão e implicações religiosas e políticas ao longo de séculos, para finalmente alcançar a contemporaneidade, com os movimentos de arte moderna e os acontecimentos pré e pós Concílio Vaticano II, com o objetivo de entender a coerência da imagem do Pantocrator nas igrejas do Brasil e, consequentemente, compreender as razões de o Pantocrator, um tipo característico da arte da Igreja do Primeiro Milênio, reaparecer nos dias de hoje |
Abstract: | This research explores the Pantocrator, the depiction of Christ in Glory relatively unkown in Brazil, where the barroque is the most common art religious and portrays Jesus crucified. Claudio Pastro is a Brazilian artist who has for over thirty years placed the Christ Pantocrator as a central theme in the churches he designs. The starting point was a series of interviews with the author on his background, influence and motivation towards Pantocrators. This study searched for the image of Jesus, God of the Christians and the only to be portrayed among the Abrahamic religions, although not without controversy. Later it studies the Majestas Domini, the Pantocrator from the west with major influence in the artist, achieving the representation of God with religious and political implications throughout the centuries to finally achieve contemporaneity with movements of modern art and the occurrences before and after the Second Vatican Council. The objective is to understand the meaning of the Pantocrator image in the Brazilian churches as well as the reasons why an art style from the first century reappears today |
Palavras-chave: | Pantocrator Arte Sacra Concílio VaticanoII Claudio Pastro Sacred Art Second Vatican Council |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Ciências da Religião |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião |
Citação: | Tommaso, Wilma Steagall de. O Pantocrator de Claudio Pastro: importância e atualidade. 2013. 307 f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1897 |
Data do documento: | 13-Jun-2013 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Wilma Steagall De Tommaso.pdf | 11,57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.