Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18716
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A ADI* no Centro de Educação Infantil: uma sigla ou uma realidade?: * (Auxiliar de Desenvolvimento Infantil) |
Autor(es): | Luzes, Alice Falcão Leal |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira |
Resumo: | Este trabalho teve a finalidade de investigar o papel das ADIs junto a crianças de 0 a 2 anos no ambiente do Centro de Educação Infantil (CEI), considerando a relevância desse período para a criança, em termos do desenvolvimento. O trabalho envolveu uma pesquisa de campo com as ADIs para entender que condições são dadas para o desenvolvimento dessas crianças e qual é sua participação como facilitadora deste desenvolvimento. Buscou-se entender se o CEI ainda atua com enfoque assistencial ou se reconhece a necessidade de estimular o desenvolvimento da criança, passando a ter um enfoque também educacional. Foram realizadas entrevistas dirigidas com ADIs que trabalham com crianças de 0 a 2 anos e observações em um CEI público, de São Paulo. Assim, considerando as reais oportunidades na rotina das ADIs, foi analisado se existe espaço para trabalhar o desenvolvimento infantil e se as ADIs baseiam suas atividades visando este desenvolvimento. A análise dos dados permitiu constatar que as ADIs não têm conhecimentos teóricos que embasem sua atuação como facilitadoras do desenvolvimento. É fato que o CEI vem trabalhando no sentido de municiar as ADIs com informações e propostas que lhes permitam atuar também com objetivos educacionais, além de disponibilizar brinquedos e espaços adequados para o brincar das crianças. Porém, existem fatores importantes de condições de trabalho que impactam diretamente as ADIs, acarretando um acúmulo de funções assistenciais que tomam muito tempo na rotina. Assim, as ADIs acabam por não conseguir atuar mais efetivamente como facilitadoras do desenvolvimento |
Palavras-chave: | Desenvolvimento infantil Creche Criança Auxiliar de Desenvolvimento Infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Psicologia |
Citação: | Luzes, Alice Falcão Leal. A ADI* no Centro de Educação Infantil: uma sigla ou uma realidade?: * (Auxiliar de Desenvolvimento Infantil). 2008. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18716 |
Data do documento: | 3-Dez-2008 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alice Falcao Leal Luzes.pdf | 795,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.