???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18490
Tipo do documento: Dissertação
Título: Implementação de inovações curriculares no Ensino Médio e formação continuada de professores: as lições de uma experiência
Autor: Cerqueira, Dermeval Santos 
Primeiro orientador: Pires, Celia Maria Carolino
Resumo: O tema do presente trabalho "Implementação de inovações curriculares no Ensino Médio e formação continuada de professores: as lições de uma experiência" tem como motivação a busca de indicações para a formação de professores do Ensino Médio visando a que se apropriem de novos elementos curriculares como resolução de problemas, as conexões interdisciplinares, a contextualização, propostas nas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio. Elege como problema central a potencialidade de projetos de formação continuada de professores que se apóiam na tematização da prática para a implementação de inovações curriculares. Tem, portanto, como finalidade, contribuir para o aperfeiçoamento do processo de formação continuada de professores em atuação, articulando-o ao processo de inovação curricular. Registrando os diferentes momentos de um projeto de formação com essas características e analisando alguns resultados, identificamos fatores que contribuem positivamente para que os objetivos sejam alcançados e as dificuldades enfrentadas
Abstract: The subject of this present work The implementation of curriculum innovation in high school teaching and teacher continuing graduation: lessons of experience aims to search for directions for high school teachers undergraduation hoping themto get used of new curriculum elements such as problem solution, the interdisciplinary connection, contextualization concernig the Mathematics curriculumfor higt school teaching. It has got as the main problem the strength of teachers continuing undergraduation projects which are supported by thematization of practice for the implementation of curriculum innovation. Therefore, the main purpose is to contribute to the improvement of the continuing undergraduation process of working teachers, engaging them to the curriculum innovation process. By recording the different moments of such formation project and analyzing some results of this work, we could identify the facts which contribute positively so that purposes can be reached and the difficulties faced on
Palavras-chave: Mathematics Education
curriculum innovation
curriculum implementation
teacher undergraduation
problematization
interdisciplinary connection
contextualization
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Inovacoes curriculares
Implementacao curricular
Problematizacao
Formacao de professores
Conexoes interdisciplinares
Contextualizacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Cerqueira, Dermeval Santos. Implementação de inovações curriculares no Ensino Médio e formação continuada de professores: as lições de uma experiência. 2003. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18490
Data de defesa: 22-Oct-2003
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_dermeval_santos_cerqueira.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.