???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18449
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBrito, Regina Lúcia Giffoni Luz de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785548J0por
dc.contributor.advisor1Alonso, Myrtes-
dc.date.accessioned2016-04-29T14:32:16Z-
dc.date.available2007-10-19-
dc.date.issued1998-03-30-
dc.identifier.citationBrito, Regina Lúcia Giffoni Luz de. Escola, cultura e clima: ambigüidades para a administração escolar. 1998. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18449-
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre a questão da cultura e clima, enquanto ambigüidades e paradoxos perpassadores do ambiente escolar, permitindo algum destaque à administração escolar. Para tanto, entre outros mitos, recorre metaforicamente, ao deus 'bifron' Jano. O objetivo consiste em investigar os fenômenos culturais e climáticos em toda a sua ambigüidadee complexidade, em seu contexto natural, a organização escolar, em uma organização escolar específica. Privilegia, então, a compreensão dos comportamentos, dos hábitos, das atitudes, do visível e do invisível, a partir dos sujeitos da investigação, no seu contexto ecológico. Sujeitos estes que se resumem num único: a escola. Utiliza-se de textos verbais e icônicos num trabalho meticuloso para conhecer, identificar, captar e desvendar os elementos constitutivos da cultura e do clima escolar, explicitando em como existem e se manifestam, no sentido de favorecerem um legítimo e necessário processo de mudança na e da escola. Desta feita, destacam-se alguns pontos nodais. A escola, estimulada por uma nova realidade, é instigada à inovação, à mudança, exigindo resignificação e objetivação, inclusive com relação a formação de seus educadores. No entanto, não se tem explicitado, conscientemente, o que a escola tem que fazer, como agir, que caminho trilhar. ... Entendendo que o caminho se faz ao caminhar, visando alguma contribuição na direção citada, favorecido pela provisoriedade e tolerância - contidas nos paradoxos e ambigüidades- este trabalho explicita o desenho de uma outra escola resignificada pelos desejos e necessidades dos alunos e comunidade pedagógico - educativa. Esboço esse alicerçado na cultura da escola e no clima aí manifesto, revela desejos por uma escola prazerosa fundada embases culturais e esportivas. o trabalho salienta,entre outros pontos, as especificidades da escola; sublinha, que a falta de estudos prospectivos sobre os estragos que podem impactar o meio ambiente escolar - pedagógico, administrativo e funcional - não fazendo parte das políticas administrativas, ignora a cultura e o clima desta instituição. Assim sendo, compromete-se o desenho de uma escola consonante a outros cenários que se impõem, à revelia de vontades sectárias... Numa analogia ao epíteto da esfinge de Tebas "Decifra-me ou te devoro", conclui o texto que há muito, ainda, a ser decifrado no que se refere à questão da cultura e do clima da escola. Desta feita, o trabalho passa a ser considerado como uma introdução a outros estudos futuros no que tange ao tema em pauta. Por exemplo, entre outros, uma reflexão sobre a ubiqüidade do binômio citado e do poder emanados da organização escolar em seu currículo e culturalmente negligenciados pela própria escolapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T14:32:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Regina Lucia Giffoni Luz de Brito.pdf: 9380270 bytes, checksum: 352f757843c7d88cf31c7de81acbb1ab (MD5) Previous issue date: 1998-03-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35255/Regina%20Lucia%20Giffoni%20Luz%20de%20Brito.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectAmbiente escolarpor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectOrganização escolarpor
dc.subjectFenomenos culturaispor
dc.subjectEscolas -- Organizacao e administracaopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEscola, cultura e clima: ambigüidades para a administração escolarpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Regina Lucia Giffoni Luz de Brito.pdf9,16 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.