???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18425
Tipo do documento: Tese
Título: O design gráfico da Revista Senhor: uma utopia em circulação
Autor: Niemeyer, Lucy Carlinda da Rocha de 
Primeiro orientador: Oliveira, Ana Claudia Mei Alves de
Resumo: Objetiva-se com esta pesquisa avaliar em que medida o design gráfico determina a construção de significação da Revista Senhor. Fizemos uma pesquisa documental nos arquivos da ABI, do MAM e da Biblioteca Nacional. Procedemos, ainda, uma revisão bibliográfica sobre o período histórico em que foi criada a Revista Senhor, quando prevalecia a política de desenvolvimento nacional, baseada no aporte de capital estrangeiro. Assim, para viabilizar o plano de expansão industrial, implantado pelo Presidente Juscelino Kubitschek. Desse modo foi delineado um ambiente propício a inovações na área da cultura no país, em especial no Rio de Janeiro. Foram levantados os movimentos artísticos ocorridos, no Brasil, na primeira metade do século XX e que tiveram ressonância em design de periódicos. Vimos como as configurações de revistas estrangeiras, em particular as norte-americanas, criaram uma nova linguagem gráfica nas primeiras décadas daquele século. Foram, também abordadas realizações relevantes para a modernização da mídia impressa brasileira: o surgimento das revistas O Cruzeiro e Manchete, a reforma gráfica do Jornal do Brasil. Verificou-se que o contexto do Rio de Janeiro nos anos 1960 propiciou que a idéia de criação da Revista Senhor frutificasse. O levantamento dos elementos gráficos das edições dessa Revista permitiu o mapeamento de sua trajetória. As entrevistas com profisssionais desempenharam papel determinante na história da Revista Senhor iluminaram o nosso olhar sobre o material pesquisado. A análise do processo da construção de sentido da Revista baseou-se nos aportes da Semiótica. Confirmou-se a hipótese do design gráfico como determinante na construção dos simulacros presentes no periódico Essas constatações ganham relevo considerada a importância da Revista Senhor na definição no Brasil do posto de designer gráfico e do modelo de prática em design de impressos. As sugestões formuladas objetivam indicar meios para o aperfeiçoamento da atuação e da reflexão em design e apontar a profissionais e pesquisadores caminhos para uma intervenção mais fundamentada, crítica e inovadora
Abstract: The purpose of this research is to evaluate how graphic design causes the meanings in the magazine Senhor, that has been published in Rio de Janeiro, from 1959 to 1964. We have made a documental research in the files of the ABI, MAM and Biblioteca Nacional. As well, we have made a bibliographical survey about the historical period in which the magazine has been launched. During this time, it prevailed a national development politics, set by President Juscelino Kubitscheck. His strategy for the enlargement of industrialization was based on the support of foreign investments. Therefore, there was an adequate setting for cultural innovations in Brazil, especially in Rio de Janeiro. We have studied the artistic movements that occurred during the first decades of the 20th century, focusing the ones that have had effects on magazine designoWe have seen that, in that time, foreign magazines, specifically the American ones, have created a new visual and graphic language. We have approached some of the most important achievements in periodicals in Brazil in the that time, such as the launching of the magazines O Cruzeiro e Manchete, the redesign of Jornal do Brasil, ali in Rio de Janeiro. During the 1950th, there were favorable conditions in Rio de Janeiro for the creation of a magazine with the characteristics of Senhor. We have made a survey of the graphic elements this magazine. By means of such data, we have mapped its course. We have interviewed professionals that have played important roles in the magazine. Their statements provided a new light for the understanding of the object of our research. Semiotics supplied the theoretical frame of this study. We have confirmed the hypothesis that the graphic design of Senhor determinates the setting up of the simulacrum of the addresser and of the addressee of the enunciation in the magazine. The study of that magazine is relevant for the understanding of graphic design history in Brazil, since Senhor magazine has had great importance in the definition of the professional field of design in our country. It has also established a paradigm of what graphic design was supposed to be. The suggestions that we have made aim to point out the means for the improvement of design projects and thinking. That being so, professionals and scholars would have more solid basis for their activities to be more innovative and consistent
Palavras-chave: Artes graficas
Revista Senhor
Design grafico
Comunicacao e Semiotica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Niemeyer, Lucy Carlinda da Rocha de. O design gráfico da Revista Senhor: uma utopia em circulação. 2002. 323 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18425
Data de defesa: 10-Oct-2002
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucy Carlinda da Rocha de Niemeyer.pdf47,39 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.