???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18270
Tipo do documento: Dissertação
Título: O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0
Autor: Lamattina Júnior, Paulo 
Primeiro orientador: Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Resumo: O trabalho O Personal Learning Environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0 busca fazer uma explorar as possibilidades de uso e novas tecnologias para o processo de aprendizagem. Partindo do fato de que ao longo do tempo a tecnologia se tornou mais acessível a um grupo maior de pessoas e que cada dia mais a população que adentra ao mundo escolar chega letrada em tecnologia, procuramos identificar como este público faz uso destas ferramentas para seu processo de aprendizado. Notadamente, foi estudado o PLE - Personal Learning Environment, que possibilita a agregação de diversas ferramentas e recursos disponíveis na WEB 2.0 viabilizando um registro eletrônico dos caminhos virtuais que o individuo percorre. Para o suporte teórico, foram utilizados alguns autores. De Santaella emprestamos as considerações sobre o leitor imersivo no universo virtual, Piaget e Ausubel fornecerão os subsídios para a compreensão das bases da aprendizagem colaborativa. Desta forma este trabalho pretende conectar as teorias da aprendizagem ao uso cada vez maior da tecnologia da informação junto as novas possibilidades de aprendizado com as ferramentas da WEB 2.0, potencializada pela familiaridade tecnológica que a nova geração de estudantes possui
Abstract: The intention of the paper The Personal Learning Environment as a possibility of learning in the WEB 2.0 is to explore the possibilities of use of new technologies in learning processes. Due to the fact that, time wise, the technology became more affordable to a biggest group of people and that every day more and more people that come into the scholar age are familiar with its use, we tried to identify how this new generation uses these tools in their learning processes. Specially, we have studied the PLE Personal Learning Environment that enables the aggregation of several different tools and resources available in the WEB 2.0, making possible the electronic register of the virtual ways that each individual goes through. The theoretical part was supported by some different authors. From Santaella we lend the considerations of the immersive reader in the virtual universe, from Piaget and Ausubel we will bring the subsidies to comprehend the bases to the collaborative learning. Thus, this paper intends to connect the learning theories to the every day more intensive use of technology together with the new possibilities of learning using the WEB 2.0, having in mind that the new students are familiar with its potential and know how to use them
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Technology
Arte e ciencia
Educacao -- Efeito das inovacoes tecnologicas
Ferramentas de busca na Web
Web 2.0 (Sistema de recuperacao da informacao)
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Mídias Digitais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: Lamattina Júnior, Paulo. O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0. 2010. 77 f. Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18270
Data de defesa: 13-May-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulo Lamattina Junior.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.