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Tipo do documento: Dissertação
Título: A manifestação oculta da criação nos jogos de negócio
Autor: Silva, Maria Elisa Toledo da 
Primeiro orientador: Santaella, Lucia
Resumo: O presente trabalho visa caracterizar os jogos de negócio digitais como um espaço de criação - conceito advindo das teorias do psicanalista inglês Donald Woods Winnicott. Segundo ele, o espaço de criação possibilita a relação compartilhada entre o indivíduo e a realidade que o cerca e estrutura formas singulares de cada ser humano se expor diante das situações do cotidiano. Somado a esse conceito, o olhar deste trabalho recai sobre a análise da relevante inserção dos jogos de negócio nos programas de educação corporativa das empresas. Nelas, o profissional encontra-se diante de diversas situações complexas atualmente apresentadas no seu cotidiano, relacionadas a questões perambulantes entre sujeito, corporação e sociedade. Neste contexto, buscaremos nos jogos pistas das manifestações ocultas da criação, considerando que tais pistas tendem a funcionar como um possível trampolim capaz de fazer com que os jogadores/colaboradores desenvolvam estruturas cognitivas diferenciadas, por meio da experiência prática e perceptiva. Recorreremos a concepções fenomenológicas merleaupontyanas, justamente por acreditar que lidaremos com espaços repletos de identidades e sentidos e prontos para serem contemplados. O diálogo proposto neste estudo entre psicanálise, jogos de negócio e empresas procura contribuir com a forma do sentido e do sentir da experiência do jogo. Leva-se em conta que tais ambientes são espaços de emergência da criação humana, cujo objetivo é integrar-se a um modelo em constante mutação, de fluxos contínuos, em que o rizoma forma a base de tudo e faz com que o devir se torne a união de vários pensares que se confrontam entre si numa espécie de expansão sem fim
Abstract: This paper aims to depict digital business games as a space of creation - a concept arisen from the theories of the English psychoanalyst Donald Woods Winnicott. He said that the space of creation allows a shared relationship between the individual and the reality around him, and structures unique approaches based on the way every human being presents himself in face of everyday situations. In addition to this concept, this paper focuses on the analysis of relevant integration of games with business education programs in corporate business. Through these games, a professional is faced with many complex situations presented throughout daily life, related to wandering issues between the subject, the corporation and the society. In this context, we seek for clues that show an ulterior demonstration of creation, whereas such clues tend to function as a possible springboard to get the players/peers to develop particular cognitive structures, through practical experience and perception. We will also reflect upon Merleau-Pontyan phenomenological concepts, especially because we believe that we're dealing with spaces filled with identities and meanings and awareness to be analyzed. The dialogue proposed in this study between psychoanalysis, games and business corporations tend to contribute to shaping the meaning and the feeling of the game experience, taking into account that such environments are spaces where human creation can flourish, aiming to integrate into an ever-changing model, a continuous flowing model, in which the rhizome sets the ground for everything and makes what is about to come the gathering of several confronting thoughts in a kind of endless expansion
Palavras-chave: Jogos
Psicanálise
Espaço de criação
Games
Corporate education
Psychoanalysis
Space of creation
Educacao corporativa
Jogos de empresas
Criacao (Literaria, artistica, etc.)
Psicanalise
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Mídias Digitais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Citação: Silva, Maria Elisa Toledo da. A manifestação oculta da criação nos jogos de negócio. 2010. 94 f. Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18266
Data de defesa: 24-May-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

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