Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18245| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Multiplicidades: sentido, consistência e historicidade do projeto estético livro-objeto de arte n-1 em suas variações |
| Autor(es): | Caccuri, Adriana |
| Primeiro Orientador: | Peixoto, Nelson Brissac |
| Resumo: | A experimentação das ideias e conceitos aplicados levam a constantes modificações durante o processo desta pesquisa. Ao investigar a aplicabilidade do conceito de Multiplicidades de Deleuze e Guattari, especificadamente a de figura 3: livro rizoma, na elaboração de um livro-objeto de arte e suas variações, procuram-se soluções para o desenho e para o discurso. Uma base teórica, experiencial e simbólica, em uma estrutura aberta e modificável, integra neste trabalho o imprevisto, acreditando em um sujeito capaz de aprender, inventar e se criar em forma constante. Há espaço para os erros e para as incertezas que emergem neste caminho que busca uma produção estética com a seguinte pergunta: o design do objeto-livro de arte e suas variações pode se revelar em sua forma e atuar como verificação dos conceitos, critérios e valores, permitindo o fluxo entre teoria e práxis, na procura de que este objeto estético, livro-objeto-de-arte, venha a representar uma síntese entre ambas? Na sua forma de organização, nos intercâmbios entre a prática criativa e sua metalinguagem, esta pesquisa buscou enfrentar o desafio que a questão enunciada encerra |
| Abstract: | The experimentation of ideas and applied concepts led to permanent change during the elaboration of this work. While investigating the possibility of applying the concept of Multiplicities developed by Deleuze and Guatari, especially the Figure 3: rhizome book, on the creation of a book-object of art and its variations, solutions for the design and the speech were searched. A theoretical basis, empiric and symbolic, in an open and modifiable structure, supports in this work the unforeseen, trusting there is a human being that is able to learn, invent and self recreate in a constant manner. There s room for both the mistakes and uncertainties that emerge along the search path for an aesthetic production with the following query: the design of the object-book o f art and its variations may show up its shape and provide verification of concepts, criteria and values, allowing the flow of theory and praxis on the search for this aesthetic object, book-object of art, so that it can represent the synthesis of the two of them? On its organization, through the interchange between the creative practice and meta-linguistics, this research focused on facing the challenge proposed on the central question |
| Palavras-chave: | Multiplicidades Design tecnológico Multiplicites Perception Aesthetic Technological design Desenho Estetica Percepcao Tecnologia |
| CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
| Citação: | Caccuri, Adriana. Multiplicidades: sentido, consistência e historicidade do projeto estético livro-objeto de arte n-1 em suas variações. 2009. 192 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18245 |
| Data do documento: | 7-Out-2009 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Adriana Caccuri.pdf | 86,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

