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Tipo do documento: Dissertação
Título: Tenha fé, tenha confiança, Iemanjá é uma esperança!: um estudo a luz da sócio-antropologia e da psicologia analítica do fenômeno Iemanjismo entre os não devotos das religiões afro-brasileiras
Autor: Noronha, Estela 
Primeiro orientador: Brito, Enio José da Costa
Resumo: A forma sincrético e polissêmica do "ser" religioso, marcada pela diversidade, pluralidade de credos e o transito religioso é saudada por muitos como uma das características do despontar da era pós-modema. A compreensão, neste milênio, do que venha a "ser" o Sagrado necessita do acréscimo ou da retomada da função sentimento, bem como da re-valorização do feminino dentro das religiões. O culto aos santos ou a devoção à Iemanjá, além de representar uma possibilidade de resgate, também sinaliza a "rebeldia" às submissões hierárquicas, bem como a crise das instituições produtoras de sentido que promulgam a fé, respaldada na razão, na ortodoxia catequética e interpretação das Sagradas Escrituras. Além da crise das Instituições produtoras de sentido, há ainda a necessidade imediata dos fiéis de resolver os seus problemas aqui e agora, reproduzindo, muitas vezes, um apelo consumiste e utilitário, que também é marca desta era inacabada e de transição da história da humanidade. A devoção a Iemanjá, principalmente entre os católicos de devoção popular, é um dos exemplos de pessoas que buscam um sentido existencial, individualista e subjetivo, centrada no individuo, no cotidiano, na valorização do sentimento e na retomada de valores animicos e numinosos sublimados pela cultura patriarcal, ao longo do tempo. A abordagem simbólica e arquetípica dos conteúdos inconscientes coletivos e individuais nos ajudam a transpor a lacuna que se criou entre a antropologia e a sociologia, no que diz respeito ao entendimento da "psique brasileiras. Concomitantemente à analise junguiana desses ratos, estabelecemos um diálogo com a sociologia e a antropologia. Analisamos a importância deste fenômeno religioso na pós-modernidade e no sincretismo religioso católico popular que se faz presente no Brasil. Portanto, para o entendimento dos fatos utilizamos a "análise compreensivas, construindo, assim, um entendimento mais amplo e significativo dos dados apurados. A tese defendida é que Iemanjá é um dos simbolos femininos religiosos importantes que despontam na pós-modernidade, numa época de fé sincrético e pluralista. Incorporada paulatinamente como sendo uma "santa" pelo catolicismo popular, representa, do ponto de vista psicológico, além de uma Grande Mãe, um figura positiva importante, como anima
Abstract: The syncretical and polysemic fomm of the religious "being", branded by diversity, plurality of beliefs and religious transit is greeted by many people as one of the of the characteristics of the post-modem times arrival. To understand, in this millenium, what may "be" the Holy needs adding or getting back the feeling function, as well as the restoration of the feminine values inside the religions, the saints worship or the devotion to Iemanja, besides representing a possibility of redemption, also signalizes "insurrection" to hyerarchic submissions, as well as the crisis of the institutions productive of directions on faith, based on reason, on catechizing orthodoxy and interpretation of the Holy Writ. Beyond the crisis of such institutions, there is still the urgent need for the believers to solve their problems here and now, reproducing many times a consumable and practical appeal ,which is a sign of this unfinished and transient age in Human History. The devotion to Iemanja, mainly among catholics of popular devotion, is one of the examples of people who look for an existential appreciation, individualist and subjective, concentrated on the human being, daily, on the appraisal of feeling and on the animistic and numinosum values sublimed by patriarcal culture, throughout time.The symbolic and archetypical approach of the unconscious collective and individual contents help us to overcome the gap created between Anthropology and Sociology, in what concerns to the understanding of the "Brazilian psyche". Concomitantly to the Jungian analysis of such facts, we set up a dialogue with Sociology and Anthropology. We analysed the importance of this religious phenomenon in post-modem times and in the religious popular Catholic syncretism that is present in Brazil. Therefore, for the understanding of the facts we used the "comprehensive analysis^n, building this way a wider.and more meaningful understanding of the gotten data. The point is that Iemanja is one of the important feminine symbols that rises in post-modern age, in times of syncretic and pluralistic faith gradually embodied as being a "saint" by popular Catholicism, she represents, on the psychollogical point of view, besides a Great Mother, an important positive figure, as anima
Palavras-chave: Religiões afro-brasileiras
Sincretismo
Catolicismo popular
Grande Mãe
Anima
Sombra
Simbolo religioso
Religiosidade
Pesquisa de campo
Afro-Brazilian religions
Syncretism
Popular Catholicism
Jung
Great Mother
Shadow
Religious symbol
Religiosity
Field research
Cultos afro-brasileiros
Iemanja (Orixa)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências da Religião
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Citação: Noronha, Estela. Tenha fé, tenha confiança, Iemanjá é uma esperança!: um estudo a luz da sócio-antropologia e da psicologia analítica do fenômeno Iemanjismo entre os não devotos das religiões afro-brasileiras. 2005. 324 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1821
Data de defesa: 30-Nov-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião

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