REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/17243
Tipo: Tese
Título: O debate atual sobre a formação em psicologia no Brasil: permanências, rupturas e cooptações nas políticas educacionais
Autor(es): Bernardes, Jefferson de Souza
Primeiro Orientador: Spink, Mary Jane Paris
Resumo: Esta tese resulta da confluência de dois campos de interesse: o exercício da profissão como professor em curso de graduação em Psicologia; e de outro lado, a reflexão crítica comprometida com a prática transformadora que busca, na análise das práticas discursivas, a compreensão dos processos de construção de saberes e de práticas naturalizadas como hegemônicas. Nesse sentido, esta tese objetiva compreender o debate atual sobre a formação em Psicologia no Brasil, orientada para uma preocupação central: a relação entre a retórica científica, a lógica neoliberal hegemônica no atual contexto sociopolítico e a crescente mercantilização do ensino no país. Baseia-se nos referenciais teóricos da Filosofia da Linguagem (Rorty), da Pragmática (Levinson) e das Práticas Discursivas (Spink). A análise das práticas discursivas é realizada por meio da discussão dos movimentos, ao longo do tempo, de permanências, tentativas de renovações (ou rupturas) e cooptações no discurso fundacional da Psicologia. Utiliza-se, para isso, documentos de domínio público, focando dois processos: primeiro a identificação de 138 documentos e sua organização em uma matriz (Hacking). A partir daí, foi realizada a análise da produção dos mesmos e a relação com o contexto sociopolítico, econômico e cultural do país. O segundo processo, que ocorreu após a escolha dos documentos para a análise (em que foram identificados incidentes críticos, caracterizados como os momentos de contestações ou de negociações de sentidos), foi a análise das práticas discursivas que focou quatro categorias: dêiticos de discurso, repertórios lingüísticos, retórica utilizada e implicaturas conversacionais. Concluiu-se que, no caso da Psicologia, as tentativas de renovações ao establishment tendem a ser cooptadas pelo discurso hegemônico fundacional desse campo de saber. Caso contrário, o próprio campo originário deixaria de existir. Os processos de permanências, desse debate, são fundamentados na noção de indivíduo (ou nos processos de individualização) e alimentam articulações entre a retórica científica (baseada em Pedagogias Psicológicas) e a lógica neoliberal (Estado mínimo, porém, forte), favorecendo a mercantilização do ensino
Abstract: This thesis articulares two fields of interests: the teaching activities of a Psychology professor at an undergraduate course and, on the other side, the critical position compromised with the transformation of social practices, aiming the comprehension of the production of knowledge and the naturalization of hegemonic practices, through the analysis of discursive practice. Therefore, this thesis aims to understand the current debate about the formation in Psychology in the Brazilian context, merging into a central concem: the relation between scientific rhetoric and the hegemonic neoliberal logic, considering the existing socio-political context and the growing mercantilism of educational arca. The theoretical references are based on approaches such as Language Philosophy (Rorty), Pragmatics (Levinson) and Discursive Practices (Spink). The analysis of the discursive practices is performed by discussing the movements, throughout the time, the permanencies, the renovation trials (or ruptures) and the cooptation to the foundational Psychology. Using public documents as the maio source of information, the analytical procedures observed two processes: the first one involved the identification of 138 documents which have beco organized into a matrix (Hacking), followed by the analysis oftheir production and their relation with the country's socio-political, economical and cultural context. Tbe second phase consisted of identifying the critical incidents, which were characterized as moments of contest or negotiation of meanings, followed by the analysis of the discursive practices, considering four categories: discourse deictics, linguistic repertoire, rhetorical use and conversational implicatures. The conclusion, considering the case of Psychology, was that the renovation trials towards the establishment tend to be co-opted by the foundational and hegemonic discourse of that domain of knowledge. Or else, the original field would not exist. The process of permanency in such a debate is based on the notion of individual (or process of individualization), which nurtures the articulations between the scientific rhetoric (based on Psychological Pedagogies) and the neoliberal logic (minimum, but strong State), favoring the mercantilism of the educational sphere
Palavras-chave: Discursive practices
Pragmatics
Language philosophy
Formation
Psychology
Neoliberalism
Psicologos -- Formacao
Praticas discursivas
Pragmatica
Filosofia da linguagem
Neoliberalismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social
Citação: Bernardes, Jefferson de Souza. O debate atual sobre a formação em psicologia no Brasil: permanências, rupturas e cooptações nas políticas educacionais. 2004. 268 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17243
Data do documento: 30-Nov-2004
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jefferson de Souza Bernardes.pdf
  Restricted Access
32,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.