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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/17121| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A lógica empresarial no ensino superior brasileiro: implicações para alunos e professores |
| Autor(es): | Leite, Claudia da Silva |
| Primeiro Orientador: | Guedes, Maria do Carmo |
| Resumo: | Nesta pesquisa pretendeu-se analisar as características mais valorizadas no professor universitário na percepção de alunos de duas instituições particulares. Olhado o tema em perspectiva histórica, a partir da Reforma Universitária de 1968, e tendo como referência fundamental três momentos (anos 1970, 1990 e hoje) e três autores Martins (1988, 1993, 2000, 2005 e 2009), Grigoli (1990) e Freitas (2004 a, 2004b e 2012), foi aplicada uma questão a estudantes de curso de graduação em Administração e de dois cursos tecnológicos (Logística e Recursos Humanos). As 588 características, obtidas de 164 alunos de graduação e 105 alunos de cursos tecnológicos, foram analisadas em seu conjunto, permitindo agrupálas em três categorias: conhecimento, didática e relacionamento interpessoal; na sequência, mais duas análises foram realizadas: para cada respondente, individualmente, e uma comparação entre cursos e períodos. Os resultados mostram sempre muito à frente a Didática do Professor e o Relacionamento interpessoal em segundo lugar, exceção apenas para os estudantes de graduação do período da manhã para quem, na análise individual, o Conhecimento é a segunda opção. A comparação dos três momentos da história do ensino superior no país permite ver que a lógica empresarial acentuou-se, ao ampliar a oferta de vagas para as camadas médias da população nos anos 1970, para as camadas populares vinte anos depois. Mostra ainda que esta expansão conseguiu levar para o ensino público esta lógica empresarial iniciada com a reforma universitária herdada do governo civil-militar de 1964 |
| Abstract: | The purpose of this research was to analyze the most valued characteristics of university professor in the perception of students from two private institutions. The theme was observed in historical perspective, as from University Reform in 1968, and taking as fundamental reference three periods (1970, 1990 and today) as also three authors Martins (1988, 1993, 2000, 2005 and 2009), Grigoli (1990), and Freitas (2004 a, 2004b and 2012); a question was applied to the students of graduation course in Business Administration and two technology courses (Logistics and Human Resources).The 588 characteristics obtained from 164 undergraduate students and 105 students of technological courses were analyzed as a whole, allowing grouping them into three categories: knowledge, didacticism, and interpersonal relationship; thereafter, two additional analysis were performed: for each collaborator, individually, and a comparison between courses and periods. According to the results, firstly the professor s didacticism stands out and the interpersonal relationship comes secondly, as an exception only for the undergraduate students of the morning period, for whom, in individual analysis, the knowledge is the second option. The comparison of these three moments in the history of higher education in the country illustrates that the business logic increased, to expand the supply of jobs for the middle layers of population in the 1970´s and for the low income classes twenty years later. It also shows that this expansion led to the public education this business logic, which started with the university reform inherited from the 1964 civil-militar government |
| Palavras-chave: | Reforma universitária de 1968 Universidade particular Categoria valorizada no professor na percepção do discente University reform in 1968 Private university Valued category in professor according to students perception |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social |
| Citação: | Leite, Claudia da Silva. A lógica empresarial no ensino superior brasileiro: implicações para alunos e professores. 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17121 |
| Data do documento: | 18-Set-2015 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social |
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