REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social
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Tipo: Tese
Título: Identidade e corporeidade: prolegômenos para uma abordagem psicossocial
Título(s) alternativo(s): Identity and corporality: prolegomena to a psychosocial approach
Autor(es): Kolyniak, Helena Marieta Rath
Primeiro Orientador: Ciampa, Antonio da Costa
Resumo: A tese que defendemos é que "A corporeidade, definida como processo de construção social e histórica do corpo humano, constitui-se em relações recíprocas de determinação com a identidade definida como metamorfose". Para tanto, propusemo-nos a articular teórica e metodologicamente estes dois conceitos, o da identidade metamorfose, tal qual sistematizada por Ciampa (1987) e o da corporeidade que definimos ao longo do trabalho. O humano vivo é corporeidade, é cultura encarnada. Nascemos como corpo, em torno do qual e com o qual construir-se-á uma história pessoal, inserida na história familiar e cultural. Este corpo vai se conformando como corporeidade, através da atividade e da consciência, sendo que podemos destacar ainda as emoções e abetos transformando-se em sentimentos - processos estes orgânicos e simbólicos que se processam através da corporeidade. O corpo, quando reconhecido como alguém, recebe uma identidade atribuída. A corporeidade, que traz inscrita em si a historicidade do sujeito, permite que outros o reconheçam, que falem do que representa. Permite, também, que ele próprio tenha consciência de si como uma continuidade, uma identidade unificadora, graças à história que o identifica, que lhe dá unidade, independentemente de viver uma metamorfose de reposição ou de transformação. A metamorfose humana evidencia-se na corporeidade. O ator social tem existência em carne, é sempre através da corporeidade que constrói as personagens, que são o aspecto empírico da identidade. Entendemos que a concretude do alor social se revela na intersecção da identidade com a corporeidade. No decorrer do trabalho apontamos uma série de pistas metodológicas, das quais podemos destacar princípios gerais, dos quais apontamos as decorrências nos estudos sobre a corporeidade. Os princípios gerais são: a) Não se ater à corporeidade enquanto uma aparência ou exterioridade, observada pelo pesquisados. Se assim fosse vista, a corporeidade tenderia a ser cristalizada em seu fenótipo. b) Procurar a explicação do processo social e histórico e não apenas limitar-se a descrevê-lo. c) Sob a aparência dai igualdade de situações ou fatos, estão as diferenças que deverão ser estudadas. d) Estudar a mudança (a metamorfose) não valorizando, nem ignorando, aquilo que se fossilizou, mas sim como foi superado (ex. superação do fetiche da personagem). e) Ter clareza de que, nas narrativas, os significados e as falas constróem-se a partir dos dados de realidade ou da história vivida e, portanto, não podemos deixar de considerar a base material da experiência
Abstract: The thesis here defended may be formuled as follows: the corporality, defined as the social and historical process of human body building, evolves with identity, defined as metamorphosis, in a reciprocal relation of determination". In order to sustain the thesis, we propose to articulate the concepts of corporality, defined along this text, and identity, such as stated by Ciampa ( 1987), in its theoretical and methodological aspects. The living human is corporality, incarnate culture. We are born as a body, around/with which a personal history builds, inside a familial and a cultural history. This body becomes corporality, by means of activity and consciousness - we point out that affects and emotions become feelings, i. e., organic and symbolical processes that occur through the corporality. When recognized as someone, the body receives an attributed identity. Therefore, the corporality, that has inscribed on itself the historicity of subject, allows that others recognize the subject, permits that they speak about the subject's signification. In addition, the corporality permits that the subject may have a self-consciousness like a continuous, like an unifying identity. Such an identity brings a history and this history identifies the subject as an unity, no matter it lives a replacing- or transforming metamorphosis. The human metamorphosis appears in the corporality. The social actor presents itself incarnate. Through corporality the characters are built, and the characters are the empirical matter of identity. We state that the intersection of identity and corporality reveals the concrete aspect of social actor. Through this text, we pointed out some methodological clues and suggested its consequences on research about corporality. Such clues can be referred to some general principles: a) Do not approach the corporality merely as appearance, nor as externality. When viewed so, the corporality tends to be understood as a crystallized phenotype. b) Search the explanation, and not the simple description, of historical and social processes.c) When searching facts and/or situations, although they seem equal or similar, one must search the differences that lay beyond or under their appearances. d) Study the change (the metamorphosis) without overvalue and without ignore that, what was fossilized. Stress the process of overcoming (e. g. the overcoming of character fetish). e) To be aware of the fact that, in narratives, the speech and the meaning stands on the reality, or on lived history. Therefore, one must consider the material basis of experience
Palavras-chave: Corporeidade
Consciencia
Metamorfose
Identidade (Psicologia)
Corpo humano
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social
Citação: Kolyniak, Helena Marieta Rath. Identidade e corporeidade: prolegômenos para uma abordagem psicossocial. 2002. 180 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16936
Data do documento: 9-Nov-2002
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