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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16528Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Calil, Simone Dalla Barba Walckoff | - |
| dc.contributor.advisor1 | Szymanski, Heloisa | - |
| dc.date.accessioned | 2016-04-28T20:57:56Z | - |
| dc.date.available | 2009-06-30 | - |
| dc.date.issued | 2009-05-06 | - |
| dc.identifier.citation | Calil, Simone Dalla Barba Walckoff. A questão da reflexão e da ação nas práticas psicoeducativas na pesquisa interventiva. 2009. 136 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. | por |
| dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16528 | - |
| dc.description.resumo | O presente estudo fenomenológico investigou três práticas psicoeducativas elaboradas e utilizadas em pesquisas interventivas realizadas em uma mesma comunidade pelo Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas e Atenção Psicoeducacional à Família, Escola e Comunidade (Ecofam), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação da PUC/SP. Foram feitas leituras dos relatos dos procedimentos utilizados nos anos de 2004 a 2006, buscando compreender como as práticas se apresentavam e o que possibilitaram para os que delas participaram, tendo como pano de fundo a interrogação a respeito da possibilidade de convocação para a ação, vistas a partir do pensamento de Hannah Arendt. A análise dos relatos, que teve como base a hermenêutica e as reflexões trazidas por Hannah Arendt, sugere a necessidade de uma relativização do pensamento, concernente ao fim último das intervenções realizadas na comunidade, qual seja a ação, compreendida, segundo Arendt, como a iniciação de um novo movimento. Os relatos apontam ainda a presença de vários aspectos vinculados à questão da ação, para além da reflexão, como a vontade, o juízo, o poder, a pluralidade, os condicionamentos, entre outros. Tais questões assinalam a importância da atenção das intervenções para uma abertura diante das facetas que envolvem a ação, ampliando assim as possibilidades das intervenções realizadas | por |
| dc.description.abstract | This phenomenological study investigated three psychoeducational practices which were developed and utilised in an interventionist research work conducted in a community by PUC-SP s ECOFAM (Research Team in Educational Practice and Psychoeducational Attention to Families, Schools and Communities, Postgraduate Programme in Educational Psychology, Catholic University of Sao Paulo). The author carried out an analysis of the procedures adopted between 2004 and 2006. Her aim was to understand how the psychoeducational practices were put into effect and what contributions they made to their participants. This was done in the light of their ability to prompt action, as seen in terms of Hannah Arendt s work. The analysis was based on hermeneutics and on the ideas proposed by Arendt. It suggests that there is a need to relativise thought in what concerns the aim of an intervention in a community, this aim being, according to Arendt, the beginnning of a new movement. It also identifies several aspects related to the issue of action, such as volition, judgement, power, plurality, and conditioning. It thus highlights the importance of the fact that an intervention should take on board these different aspects as a way of increasing its effectiveness | eng |
| dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32740/Simone%20Dalla%20Barba%20Walckoff%20Calil.pdf.jpg | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
| dc.publisher.department | Psicologia | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
| dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Ação | por |
| dc.subject | Reflexão | por |
| dc.subject | Pesquisa interventiva | por |
| dc.subject | Action | eng |
| dc.subject | Reflection | eng |
| dc.subject | Research intervention | eng |
| dc.subject | Grupo de Pesquisa em Praticas Educativas e Atencao Psicoeducacional a Familia, Escola e Comunidade | por |
| dc.subject | Educadores | por |
| dc.subject | Pesquisa-acao | por |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL | por |
| dc.title | A questão da reflexão e da ação nas práticas psicoeducativas na pesquisa interventiva | por |
| dc.type | Tese | por |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Simone Dalla Barba Walckoff Calil.pdf | 690,37 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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