REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16455
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Robson da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4247943Y3por
dc.contributor.advisor1Luna, Sergio Vasconcelos de-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:57:43Z-
dc.date.available2008-10-28-
dc.date.issued2008-10-17-
dc.identifier.citationPereira, Robson da Silva. O atendimento às demandas da escola analisadas por ex-gestores/participantes da educação pública. 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/16455-
dc.description.resumoConsiderando-se que a escola é objeto de intensos estudos, pesquisas e preocupações diversas, e que no Brasil, com a redemocratização recente, muitos profissionais da educação, notadamente professores, possuidores de currículum profissional com estreita ligação com a educação escolar em distintos níveis, puderam ascender a cargos públicos em Secretarias de Educação, Ministérios e assessorias diversas, buscou-se saber quais foram as contribuições/projetos que implementaram e que consideraram mais importantes para melhorar a educação escolar e por quê? Pesquisou-se, também, quais foram os principais problemas educacionais, assim como, as principais barreiras encontradas nesse período e por que foram assim consideradas. A pesquisa contou com 6 participantes que foram entrevistados, segundo um roteiro que tinha como eixo questões como as apresentadas acima, além de outras consideradas relevantes ao longo da entrevista. Após a transcrição das gravações, foram elencados os temas considerados mais importantes para responder às perguntas de pesquisa. Analisaram-se e discutiram-se os temas que emergiram de suas intervenções. A passagem desses profissionais pela gestão pública em educação revelou uma forte preocupação, que tinha como prioridade, o atendimento de necessidades pedagógicas das escolas entre as quais a implantação dos ciclos/progressão continuada, correção de fluxo série-idade, formação permanente docente e democratização da gestão. Por ouro lado, os resultados expuseram que há uma significativa distância entre o que se defende e se pensa para a educação escolar e as efetivas condições práticas para sua aplicaçãopor
dc.description.abstractThe school has been the subject of intense studies, research and various concerns. Besides, in Brazil, with the recent process of redemocratization, many professionals, especially teachers, holders of vocational curriculum with close liaison with school education at different levels, could ascend to? Public positions in the in City and Estate Departments of Education, Ministries and NGOs. This research aimed to find out which were their major contributions/ projects implemented and which ones were considered most important to improve school education and why. It was also of interest to know what they considere to be the major educational problems they faced and the reasons they were so considered. Six participants were interviewed according to a set of questions that aimed toprovide information on issues above mentioned, as well as other considered to be relevant. After transcription of the recorded tapes their speech were read in order to establish the issues considered most important to answer the questions of research. It was possible to show that their management experience in public education was marked by a strong commitment with the educational needs of schools, including teacher training and democratization of school management. On the other hand, the results exposed a significant gap between what is said to be best for schools and the effective conditions to make it realeng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32659/Robson%20da%20Silva%20Pereira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação escolarpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectProjetos pedagógicospor
dc.subjectCiclos/Progressão continuadapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectManagement schooleng
dc.subjectEducational projectseng
dc.subjectCycles/Continued progresseng
dc.subjectEducacaopor
dc.subjectEducacao continuadapor
dc.subjectEscolas publicas -- Organizacao e administracaopor
dc.subjectProfessores -- Participacao na administracaopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleO atendimento às demandas da escola analisadas por ex-gestores/participantes da educação públicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Robson da Silva Pereira.pdf694,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.