REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
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dc.creatorYamamoto, Eriko Matsui-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4120982Z6por
dc.contributor.advisor1André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:56:31Z-
dc.date.available2012-07-10-
dc.date.issued2012-05-23-
dc.identifier.citationYamamoto, Eriko Matsui. Estudo de concepções e crenças de licenciandos sobre o ensino de matemática. 2012. 132 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/16039-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo conhecer as concepções e crenças dos estudantes do curso de licenciatura em Matemática sobre o ensino de Matemática. O estudo se justifica por entendermos que o conhecimento de tais concepções e crenças pode contribuir para o aperfeiçoamento das práticas dos professores formadores, mobilizando novos saberes profissionais, o que beneficia os próprios licenciandos. Os instrumentos de coleta de dados foram questionário e casos de ensino. Os participantes da pesquisa foram 27 estudantes dos dois últimos semestres do curso de licenciatura em Matemática, de uma universidade particular localizada no município de São Paulo. Os autores que fundamentaram as análises foram, entre outros, Fiorentini, Ponte, Shulman e Marcelo García. Os depoimentos dos licenciandos revelaram que para realizar um bom ensino de matemática, o professor necessita não apenas dominar bem o conteúdo matemático, como também, saber ensinar de modo que seus alunos aprendam. Além disso, os estudantes de licenciatura consideram importante que o professor saiba relacionar a sua disciplina com as outras. No que diz respeito ao curso de licenciatura em Matemática, embora os licenciandos tenham avaliado como sendo um curso puxado e que exige deles muita dedicação aos estudos, eles disseram que isso é necessário para formar bons profissionais. No que se refere às expectativas em relação ao exercício da docência, os futuros professores esperam encontrar vários desafios como, por exemplo, o mito de que a matemática é difícil e causa medo às crianças, o que prejudica a aprendizagem dessa disciplina. No entanto, os futuros professores têm muita esperança de conseguir fazer com que seus alunos aprendam matemática, pois acreditam que empenho, dedicação e paciência não lhes faltarãopor
dc.description.abstractThis research aimed at to identify mathematics prospective teachers in their conceptions and beliefs of teaching maths. The study is justified by the understanding that the knowledge of such conceptions and beliefs can contribute to the improvement of the educators practice, mobilizing them into new professional knowledge which benefits their own undergraduates. The data collection instruments were a questionnaire and teaching cases. Research participants were 27 students of the last two semesters of a teacher education course in Mathematics from a private University located in São Paulo. The authors who referenced the analyzes were Fiorentini, Ponte, Shulman and Marcelo García, among others. The undergraduates statements revealed that for the teacher to perform an effective mathematics teaching, not only should he master the mathematics content but also he should know how to teach, so that his students can learn. Moreover, undergraduate students consider important that the teacher knows how to relate his subject with others. As far as the degree course in mathematics is concerned, although the undergraduates had evaluated it as a difficult course that requires so much dedication to its studies, they are aware that this is necessary to graduate good professionals. In relation to the expectations for the teaching profession, the prospective teachers presume to find several challenges such as the myth that mathematics is a difficult subject that frightens children, which impairs the learning of that subject. However, the prospective teachers are very hopeful that their students will be well capable to learn maths on the grounds, because they strongly believe that commitment, dedication and patience will not give them upeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32247/Eriko%20Matsui%20Yamamoto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectConcepções e crençaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectLicenciatura em matemáticapor
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.subjectConceptions and beliefseng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectTeacher education course in mathematicseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleEstudo de concepções e crenças de licenciandos sobre o ensino de matemáticapor
dc.typeTesepor
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