REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16020
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGallo-Penna, Eliana Cristina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758180H7por
dc.contributor.advisor1Maluf, Maria Regina-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:56:28Z-
dc.date.available2012-03-14-
dc.date.issued2012-02-27-
dc.identifier.citationGallo-Penna, Eliana Cristina. The theory of mind and autism: the influence of parental explanatory language of mental states on the development of social understanding. 2012. 139 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/16020-
dc.description.resumoA manifestação da teoria da mente no autismo é uma questão singular, marcada pela hipótese de que existem déficits na capacidade de atribuição de estados mentais em crianças autistas, relacionados com os sintomas específicos que constituem o autismo. A presente pesquisa é um estudo experimental de intervenção, cujo objetivo é investigar os efeitos de um procedimento, baseado em linguagem, sobre a habilidade de atribuição de estados mentais ao outro, em crianças com autismo. Trata-se de orientar as mães de filhos autistas para o uso de narrativas de histórias infantis, baseadas no uso de termos mentais e explicações dos estados mentais de desejos, crenças, intenções e emoções, dos personagens, com o propósito de favorecer a capacidade de compreensão de estados mentais do outro. Participaram três crianças e suas mães, com idades de 11 e 16 anos, um menino e duas meninas, que frequentavam escolas regulares do estado de Minas Gerais. A teoria da mente foi avaliada no pré-teste e no pós-teste, pela Escala de Teoria da Mente. O procedimento de intervenção teve seis meses de duração. Nesse período, foram realizadas duas orientações coletivas e quinze individuais. As orientações individuais foram realizadas semanalmente, nas casas das crianças, logo após as narrativas de histórias infantis. As narrativas de histórias, realizadas pelas mães, foram videogravadas, transcritas e submetidas ao software SPAD-T, para tratamento e categorização de termos de atribuição de estados mentais. Os resultados demonstraram que a linguagem adotada pelas mães a partir das orientações, contendo termos e explicações sobre os estados mentais, foi favorecedora na manifestação da teoria da mente de seus filhos. Houve uma relação entre a linguagem materna e o desempenho das tarefas de crença falsa, observada em duas crianças. Foi observado o aumento no uso de termos emocionais nas falas das crianças, e de termos cognitivos nas falas maternas. Considera-se que a linguagem é preditora na atribuição de estados mentais ao outro, também em crianças autistas. As crianças que possuem melhores habilidades linguísticas podem evocar termos mentais e obter acerto nas tarefas de crença falsapor
dc.description.abstractThe manifestation of the Theory of Mind in autism is a singular issue, emphasized by the hypothesis that there are deficits in the ability of attributing mental states in autistic children, related to autism specific symptoms. This research is an experimental intervention, which aims to investigate the effects of a procedure, based on the ability of attributing mental states to others in autistic children. It is to guide mothers of autistic children to the use of children's stories telling based on the use of mental terms and explanations of mental states of desires, beliefs, intentions and emotions about the characters in order to foster the ability of understanding other people's mental states. Three children, ages 11 to 16, one boy and two girls students of regular schools from the state of Minas Gerais, participated of this research together with their mothers. The Theory of Mind was assessed in the pretest as well as the posttest, according to The Theory of Mind Scale. The intervention procedure lasted for six months. During this period, there were two group orientation plus fifteen individual ones. The individual orientations were held weekly in the children's homes, shortly after the children's stories telling. The stories, told by their mothers, were video recorded, transcribed and submitted to the SPAD - T software for treatment and categorization of terms of mental states attributing. The results showed that the language used for the mother, according to the guideline containing terms and explanations of mental states, was favoring the manifestation of the Theory of Mind for their children. It was observed in two children that there was a relationship between the mother's language and the performance of false belief tasks. It was observed an increase in the use of emotional terms in the children's speech, and in cognitive terms on the mother s lines. It is considered that the language is a predictor in attributing mental states to other people, also in autistic children. Children with better language skills can evoke mental terms, and are able to hit in the false belief taskseng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32215/Eliana%20Cristina%20Gallo%20Penna.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeoria da mentepor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectCrença falsapor
dc.subjectTheory of mindeng
dc.subjectAutismeng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectFalse beliefeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleTeoria da mente e autismo: influência da linguagem parental explicativa de estados mentais sobre o desenvolvimento da compreensão socialpor
dc.title.alternativeThe theory of mind and autism: the influence of parental explanatory language of mental states on the development of social understandingeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eliana Cristina Gallo Penna.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.