???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15870
Tipo do documento: Dissertação
Título: Apreciação e sublimação: ensaio sobre arte e psicanálise
Título(s) alternativo(s): Appreciation and sublimation: essay about art and psychoanalysis
Autor: Coelho, Julie 
Primeiro orientador: Mezan, Renato
Resumo: O que está atrelado à experiência que ocorre entre a obra e o espectador? Essa questão irá delinear a hipótese de que a sublimação propicia essa experiência ao mobilizar o espectador e suscitar nele o desejo de criar. A partir da experiência de Freud diante da estátua de Moisés, André Green diante do Cartão de Londres e de Ada Morgenstern diante de Perseu e Medusa, será desenvolvida a idéia de que a obra põe o espectador em um estado desconcertante que demanda um sentido. Esses autores nos farão pensar na noção de sublimação, a qual se encontra muito relacionada à produção artística. O conceito de sublimação será trabalhado à luz da teoria psicanalítica, partindo de Freud e buscando autores que contribuíram para o desenvolvimento dessa noção, entre estes, Laplanche, Loewald e Lacan. Para articular a apreciação e a sublimação, tomaremos a apreciação do quadro Guernica, de Picasso, que suscitou em mim uma enorme mobilização psíquica e motivou uma reflexão, uma análise acerca desse estado e suas conseqüentes significações. O que guia o desenvolvimento da pesquisa são as associações da escritora/espectadora implicada em todo o processo. Ao se ver impactado pela obra, o espectador é atingido na sua rede de significações e busca dar um sentido a isso que o surpreende. A obra, portanto, provoca nele o desejo de criar
Abstract: Which phenomenon is related to the experience that occurs between spectator and work of art? This is the question that will outline the following hypothesis: sublimation makes this experience possible by moving the spectator and eliciting one s desire to create. The idea that the work of art puts the spectator in an unsettled state that demands meaning will be explained by Freud s experience with Moses s statue, André Green s experience with the London Cartoon and Ada Morgenstern s experience with Perseus and Medusa. These authors will lead the readers into thinking sublimation as being closely related to artistic production. Moreover, this concept will be analyzed based on the psychoanalytical theory, going from Freud to other authors such as Laplanche, Loewald and Lacan, who also contributed to the development of the subject. The appreciation of Picasso s Guernica will be used in order to articulate appreciation and sublimation. This painting was responsible for a great psychic mobilization, which inspired reflection and an investigation about this state and its meanings. As an active part of the process, the writer s/spectator s associations will guide the research. In the moment the spectator is touched or surprised by the work of art, one s network of meanings is struck and one seeks significance to the cause of this surprise. The work of art, therefore, provokes ones desire to create
Palavras-chave: Psicanálise
Arte
Apreciação
Guernica
Psychoanalysis
Art
Sublimation
Appreciation
Guernica
Picasso, Pablo -- 1881-1973 -- Guernica -- Apreciacao
Psicanalise e arte
Sublimacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Coelho, Julie. Appreciation and sublimation: essay about art and psychoanalysis. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15870
Data de defesa: 23-Oct-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Julie Coelho.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.