REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/15868
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHenning, Fernanda Serpeloni-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771556A5por
dc.contributor.advisor1Berlinck, Manoel Tosta-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:40:10Z-
dc.date.available2010-01-04-
dc.date.issued2009-10-21-
dc.identifier.citationHenning, Fernanda Serpeloni. Between treating and educating: a psychoanalytic study about the practice at a special education institution. 2009. 125 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/15868-
dc.description.resumoO presente trabalho parte da experiência com um jovem, portador da síndrome de Angelman, em uma instituição de educação especial. João apresentava dificuldades no estabelecimento do laço social, tomando o que vinha do outro a partir da ordem da exclusão. O objetivo desse trabalho é investigar qual a posição do educador na prática institucional com jovens com graves comprometimentos orgânicos e psíquicos. Com base no que a prática apontou como necessário, foi realizado um trabalho visando à possibilidade de o sujeito engatar no laço social. João guiou a educadora em sua visita aos jogos simbólicos, revelando que a intervenção se localiza entre o tratar e o educar. Precisar a extensão e os limites desses campos se fez necessário para se amparar menos num enquadramento imaginário, permitindo identificar tanto as finalidades educativas quanto a posição do educador implicado nessa prática. Dessa forma, ao longo da dissertação, foram delimitados campos de investigação para depois pensar sobre as suas intersecções: a relação entre o orgânico e a constituição subjetiva, pedagogia e educação, o tratar e o educar. Foi visto que a definição mais precária das diferenças entre o tratar e o educar é a burocrática. Não é o fato de o profissional trabalhar em uma instituição de educação especial o que garante uma experiência educativa. Trazer a questão dos quatro discursos proposto por Jacques Lacan permitiu o afastamento do registro burocrático para identificar desde qual posição fala o educador em uma prática que se localiza entre o tratar e o educarpor
dc.description.abstractThe present work is based on the experience with a young man affected by the Angelman syndrome at a special education institution. João displayed dificulties in establishing social links, excluding whatever came from others. The goal of this work is to investigate the position of the educator in the institutional practice involving problems of organic disabilities and psychic constitution. Work was done in the sense of engaging the subject in social links, following the necessities observed throughout the practice. João guided the educator in a visit through his symbolic games, revealing that the intervention is found between treating and educating. The clarification of the boundaries and limits of these two fields is necessary in order to establish a support based to a smaller extent on the imaginary enclosure, therefore, allowing the identification of the educational goals as well as the position of the educator involved with such practice, In this way, throughout this dissertation, the fields of investigation were first defined and the intersections among them were analyzed: the relation between the organic and subjective, pedagogy and education, treating and educating. The most precarious definition of the differences bewteen treating and educating was shown to be essentially beaurocratic. The fact that a professional s work takes place at a special education institution alone does not guarantee that this work will be educational. The consideration of the question of the four discourses proposed by Jacques Lacan allowed a detachment from the beaurocratic registry to identify the educator s position in a practice situated between treating and educatingeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31958/Fernanda%20Serpeloni%20Henning.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectJogos simbólicospor
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSymbolic gameseng
dc.subjectEducacao especial -- Aspectos psicologicospor
dc.subjectJogos -- Aspectos simbolicospor
dc.subjectPsicanalisepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleEntre o tratar e o educar: estudo psicanalítico sobre a prática em uma instituição de educação especialpor
dc.title.alternativeBetween treating and educating: a psychoanalytic study about the practice at a special education institutioneng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Serpeloni Henning.pdf576,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.