REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica
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Tipo: Tese
Título: A psicomotricidade e a educação somática à luz da psicanálise winnicottiana
Autor(es): Mendonça, Maria Emília
Primeiro Orientador: Loparic, Zeljko
Resumo: Esta pesquisa trata de algumas contribuições do psicanalista e pediatra inglês Donald Woods Winnicott para o campo da psicomotricidade e da educação somática. É apresentado o quadro teórico e a área de atuação destas nascentes disciplinas ao lado do uso feito por elas de conceitos oriundos da psicanálise tradicional e de modo assistemático também de conceitos winnicottianos. Explicitando os problemas ainda sem resposta neste campo se buscou apresentar quais seriam os conceitos winnicottianos mais apropriados para iluminar essas questões a partir das indicações feitas pelo próprio Winnicott. São abordados aspectos do relacionamento profissional / paciente e professor / aluno destacando que as teorias da psicanálise tradicional não são suficientes para ajudar o profissional no trato de indivíduos com dificuldades relativas a seu corpo. Apontou-se que a mudança paradigmática operada por Winnicott na psicanálise e sua re-descrição dos estágios iniciais do desenvolvimento emocional primitivo com ênfase na continuidade de ser franqueou um novo horizonte também para as disciplinas deste estudo. Paralelamente tratou-se da constituição da educação somática como uma disciplina emergente. Foi colocado em evidência que a interdisciplinaridade por si só não dá conta da transposição de teorias de uma disciplina para outra nem se mostra adequada como recurso metodológico para examinar o estágio de desenvolvimento atual da educação somática. Traçou-se o percurso do nascimento de uma disciplina por intermédio das teorias de Thomas Kuhn que auxiliaram também a mostrar a necessidade de se respeitar o desenvolvimento histórico das teorias. O conceito kuhniano de paradigma serviu para iluminar um quadro inicial da matriz disciplinar da educação somática. Foi usado o conceito de imagem corporal como elo de ligação entre as três disciplinas estudadas mostrando-se que existem muitos conceitos compatíveis entre elas e a necessidade de serem aprofundados. Constatou-se a necessidade da educação somática fortalecer seu quadro teórico relativo aos conhecimentos sobre o desenvolvimento emocional primitivo e sobre a parceria psicossomática para atender os casos somatopsíquicos e psicossomáticos. A teoria do amadurecimento pessoal de Winnicott foi apresentada como uma perspectiva a ser considerada.
Abstract: This study deals with some of the contributions made by English psychoanalyst and pediatrician Donald Woods Winnicott to the field of psychomotricity and somatic education. The theoretical aspect and area of operation of these emerging disciplines are presented as well as the use of concepts from traditional psychoanalysis and, in an asymptomatic manner, winnicottian concepts. By introducing as of yet unanswered problems in this field, an attempt was made to show the most appropriate winnicottian concepts to illuminate these issues using indications made by Winnicott himself. Professional / patient and professor / student relationships are addressed underscoring that traditional psychoanalysis theories are not sufficient to help the professional in the treatment of individuals with body-related difficulties. The paradigmatic change operated by Winnicott in psychoanalysis and his re-description of the initial stages of primitive emotional development with an emphasis on the continuity of the being were pointed out as a new horizon for psychomotricity as well. At the same time, the constitution of somatic education was handled as an emerging discipline. Interdisciplinarity in and of itself was shown to be insufficient to handle the transposition of theories from one discipline to another or adequate as a methodological resource to examine the current stage of development of somatic education. The trajectory of the birth of a discipline was outlined using Thomas Kuhn s theories, which also helped to show the need to respect the historical development of theories. The Kuhnian concept of a discipline matrix was used to show an initial chart for the somatic education disciplinary matrix. The concept of body language was used as a link between the three disciplines studied revealing there are many compatible concepts between them and the need for a more in-depth investigation. The need for the disciplines in question to strengthen their theoretical aspects related to knowledge about primitive emotional development and the psychosomatic partnership to be used in somatopsychic and psychosomatic cases was ascertained. Winnicott s personal maturing theory was introduced as a perspective to be considered
Palavras-chave: Psicomotricidade
Imagem corporal
Winnicott, Donald Woods -- 1896-1971 -- Critica e interpretacao
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Mendonça, Maria Emília. A psicomotricidade e a educação somática à luz da psicanálise winnicottiana. 2007. 268 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15643
Data do documento: 26-Nov-2007
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