???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15437
Tipo do documento: Dissertação
Título: Yoga e atenção: os efeitos da prática de yoga em crianças pré-escolares com traços importantes de problemas atencionais
Título(s) alternativo(s): Yoga and attention: the effects of yoga practice in pre-school children with significant attention problems
Autor: Neuman, Marcella Barbosa 
Primeiro orientador: Ramos, Denise Gimenez
Resumo: É esperado que na idade pré-escolar a atenção esteja ainda em formação. Entretanto, as queixas de problemas atencionais nessa faixa etária têm justificado novos estudos sobre recursos terapêuticos eficientes para minimizar os prejuízos desses traços, especialmente no ambiente escolar. Poucos estudos foram encontrados sobre essa questão, apesar do recente aumento de indicações na literatura. Este estudo teve como objetivo observar os efeitos da prática da yoga nos traços de dificuldades atencionais e comportamentos externalizantes apresentados no ambiente escolar em crianças entre 4 anos e 6 anos e 11 meses. Esta pesquisa clínica e randomizada trata do desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma intervenção de prática de yoga de 11 semanas em duas escolas públicas na cidade de São Paulo. No total, 24 crianças foram triadas e distribuídas aleatoriamente entre grupo controle e grupo experimental. O método de avaliação usado foi a escala C-TRF. Os resultados demonstraram melhoras significativas nos problemas de atenção, comportamentos externalizantes e melhora no tempo de permanência na atividade. O estudo ainda discute fatores que contribuíram com os resultados da prática e com o desenvolvimento atencional na idade pré-escolar
Abstract: It´s expected that at pre-school age the attention is still in training. Nevertheless, the complaints about attention behavior in this age group have been justifying new studies on interventions which may minimize the damages from such patterns, mainly in the educational arena. Despite the growth in the literature suggesting new studies about pre-schoolers and attention this still being poorly documented. This study aimed to observe the effects of a psychosomatic practice as yoga can have in behavior attention and external problems shown in the educational arena in such age group. This randomized clinical trial deals with the development, implementation and evaluation of a yoga practice protocol of 11 weeks in two public schools in São Paulo City. 24 children were randomly screened and distributed between control group and experimental group. C-TRF scale was used as the evaluation method. The outcomes have shown significant improvements in attention problems, external behavior as well as in the time spent in the activity. The essay also discusses factors which contributed to the practical methods results and the development of attention in pre-school age
Palavras-chave: Psicologia do desenvolvimento
Crianças pré-escolares
Intervenção
Yoga
Comportamentos externalizantes
Atenção
Hiperatividade
C-TRF
Regulação afetiva
Developmental Psychology
Pre-school children
Intervention
Yoga external behaviors
Attention
Hyperactivity
Emotional adjustment
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Neuman, Marcella Barbosa. Yoga and attention: the effects of yoga practice in pre-school children with significant attention problems. 2015. 167 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15437
Data de defesa: 11-Sep-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcella Barbosa Neuman.pdf3,71 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.