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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/15158
Tipo: | Dissertação |
Título: | O pesadelo nas tranças da censura |
Autor(es): | Fonseca, Felipe Lessa da |
Primeiro Orientador: | Mezan, Renato |
Resumo: | A presente dissertação apresenta um estudo psicanalítico sobre o teor ético-estético da censura nos sonhos de angústia. Duas frentes de pesquisa foram desenvolvidas: a retomada de algumas idéias de Wilhelm Stekel e Otto Rank, e a reflexão sobre o possível caráter estético da censura e do Supereu nos pesadelos. A preocupação de Stekel com o tema do simbolismo levou-o à valorizar a aplicação dos símbolos em detrimento do método freudiano de associação-livre. As noções de Ego-moral, inibição, simbolismo da morte etc., constituem parte de seu sistema, pelo qual procura compreender os pesadelos, abrindo-nos um caminho para refletir sobre a ética e a estética junto ao recalque Também o conceito de inibição, segundo Ferenczi, contribuiu nessa questão. As idéias de Rank sobre o trauma do nascimento, confrontadas com a noção de angústia de castração, nos of erecem uma via para o estudo das origens da angústia nos sonhos e no psiquismo. Os problemas da perda dos objetos de desejo, da ruptura do narcisismo e da formação dos ideais ético-estéticos, favoreceram o entendimento dos sonhos de angústia, além de possibilitar uma discussão mais apurada sobre a memória e as exceções à regra freudiana da realização de desejos nos sonhos. Para reconhecermos o fundamento estético da censura apresento a análise de alguns sonhos. A demonstração do papel da censura ético-estético, na consideração pela representabilidade frente ao retorno do recalcado, nos permite entrever sua importância. Em seguida, repetimos sobre a culpa e o castigo ligados aos Ideais do Eu e ao Supereu, procurando pôr em relevo os elementos éticos e estéticos pertinentes às instâncias psíquicas propostas por Freud. A angústia de castração, da autocrítica e faltas narcísica compõem o cenário no qual os pesadelos sofrem a ação da censura estética. Entre o horrível, o trágico, o piedoso, o culpado e o vergonhoso, a elaboração onírica retoma as feridas do passado dando-lhe novas representações e transformando as experiências desagradáveis. Janine Chesseguet-Smirgel, Sarah Koffman, Jean Laplanche e outros, nos serviram como referência para o trabalho. O estudo da perversidade, e de suas conturbadas relações com a moral e o gosto, apóia o argumento da censura estética Momo parte do psiquismo humano. Para além dos quadros patológicos a subversão das normas sociais e dos ideais ético-estéticos encontra na elaboração onírica um Étimo exemplo. A presença de certo masoquismo pode ser reconhecida no traço perverso dos sonhos de angústia. Por fim, um desdobramento inconclusivo do problema é pensado no âmbito da cultura; algumas das relações entre a censura, a estética e as artes são brevemente observadas |
Palavras-chave: | Angústia Castigo Culpa Desejo Psiquismo Rank, Otto -- 1884-1939 -- Critica e interpretacao Stekel, Wilhelm -- 1868-1940 -- Critica e interpretacao Sonhos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Psicologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica |
Citação: | Fonseca, Felipe Lessa da. O pesadelo nas tranças da censura. 1998. 295 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15158 |
Data do documento: | 30-Out-1998 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica |
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