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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14754
Tipo do documento: Dissertação
Título: Por um teatro dialético: a crítica política no teatro musical de Chico Buarque
Autor: Almeida, Diana Pessoa de 
Primeiro orientador: Junqueira, Maria Aparecida
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar o modo como as teorias brechtianas foram absorvidas por Chico Buarque de Hollanda em sua produção teatral Ópera do Malandro, encenada em 1978 e publicada em 1979. Para isso a problematização pergunta: até que ponto Ópera do Malandro, valendo-se de recursos cênicos e literários, como propostos por Brecht, garante uma narrativa dialética ao mesmo tempo que propõe uma nova maneira de fazer teatro em um contexto histórico marcado pela ditadura militar de 1964? Propomos as seguintes hipóteses: a Ópera do Malandro (1978) busca, no teatro brechtiano, uma ação transformadora, seja da cena, seja do espectador; a dialética brechtiana absorvida pelo teatro brasileiro implicou um fazer teatral novo ao respeitar as exigências contextuais de suas épocas; a ironia e a paródia são procedimentos que geram o distanciamento do público da encenação, permitindo uma ação transformadora. No que diz respeito ao desenvolvimento da temática, nossa pesquisa emprega como estratégia metodológica um estudo comparativo dessa obra de Chico Buarque e a Ópera dos Três Vinténs, de Brecht. Como fundamentação teórica, valemo-nos das teorias brechtianas e às reflexões acerca da representação cênica. Destacamos os textos de Décio de Almeida Prado, Anatol Rosenfeld, Antonio Cândido, Mikhail Bakhtin, além de textos teóricos do próprio Bertolt Brecht. Entre os resultados da pesquisa, ressaltamos que Chico Buarque e sua equipe veem na obra de Brecht uma ferramenta que os permitiu driblar a censura que se estabeleceu no Brasil do início dos anos 1960 até meados de 1980. Desse modo, o diálogo com a obra de Brecht denuncia o autor como o próprio malandro anunciado pelo título da peça
Abstract: The objective of this research is to analyze how y w absorbed by Chico Buarque de Hollanda in his play Ópera do Malandro, played in 1978 and published in 1979. To do so, the problem asks: how Chico Buarque, drawing on theatrical and literary resources, as the ones created and discussed by Bertolt Brecht, guarantee a dialectical narrative while proposes a new way of theater in a historical context marked by a dictatorship in Brazil. To achieve our goal, we propose the following hypothesis: Ópera do Malandro (1978) k ; dialectical theory absorbed by Brazilian theater implied a new theater by respecting the demands of each historical context; the irony and parody are procedures that generate a distancing effect on the audience allowing a transforming action. Regarding the development of the theme, our research aims to analyze comparatively the plays Ópera do Malandro , Chico Buarque, and Ópera dos Três Vinténs, . y were important to guide our steps. We highlight the importance of the following scholars: Anatol Rosenfeld, Antonio Cândido, and Mikhail Bakhtin, besides texts of Bertolt Brecht himself. Among the research results, we emphasize that Chico k w k w w strict censorship that took place in Brazil from 1960 and the mid 1980s. All and all, w y malandro announced by the title of the play
Palavras-chave: Chico Buarque
Ópera do Malandro
Bertolt Brecht
Ópera dos Três Vinténs
Distanciamento
Malandragem
The Threepenny Opera
Distancing effect
Malandragem
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Literatura
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Citação: Almeida, Diana Pessoa de. Por um teatro dialético: a crítica política no teatro musical de Chico Buarque. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14754
Data de defesa: 26-Feb-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária

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