Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14599
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação linguística: das variantes não prestigiadas para a variante de prestígio |
Autor(es): | Rego, Maria Paula Amaral do |
Primeiro Orientador: | Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa |
Resumo: | A presente pesquisa vislumbrou responder de que maneira podemos levar os alunos do ciclo básico de ensino a dominarem a variante culta, sem desprestigiar as demais variantes, as quais eles podem, ou não ter mais acesso. Tivemos como objetivo geral, contribuir para a implementação de uma Educação Linguística (EL) eficaz e como objetivos específicos, apresentar a Sociolinguística e a EL e suas contribuições para o ensino de língua portuguesa; investigar de que maneira o trabalho com as variações pode contribuir para uma EL mais eficaz; e elaborar uma sequência didática que pudesse ser aplicada em uma sala de nono ano do Ensino Fundamental II e que percorresse os caminhos da Educação Linguística, contemplando, então, as variações linguísticas. Tendo caráter teórico prático, seguimos como metodologia o levantamento de bibliografia pertinente ao tema, seguido da redação de uma fundamentação teórica ancorada na Educação Linguística e na Sociolinguística. A intenção de trabalharmos partindo de variantes desprestigiadas nos levou ao contato com a Literatura de Cordel, explorada na fundamentação teórica para dar subsídio à elaboração da Sequência Didática pretendida. Os resultados obtidos contemplaram os objetivos da pesquisa, pois a elaboração da sequência didática se encaixou nos moldes de ensino proposto pela Educação Linguística, contemplando as variações linguísticas e dando ênfase à variante culta, a qual deve ser trabalhada na escola acima de todas as variantes, mas fugindo da antiga metodologia que se assentava na mera memorização de nomenclatura e regras gramaticais |
Abstract: | The present study intended to answer how we can lead the pupils in basic education to master the prestige variant without discrediting the other variants, which they may or may not have more access. The study has as main objective to contribute to the implementation of an effective Educational Linguistics (EL) by presenting the Sociolinguistics and EL and their contributions to the teaching of Portuguese; investigating how the work on variations may contribute to a more effective EL; and developing a teaching sequence that could be applied in a ninth-grade Middle School class following the EL studies and then contemplating the linguistic variations. In a theoretical and practical disposition, the methodology of the study is based on literature relevant to the issue, followed by the writing of a theoretical substantiation rooted in EL and Sociolinguistics. The work with non-prestige variants led to the Cordel Literature, explored in its theoretical foundation to benefit the development of the teaching sequence previously mentioned. The results of the study attended the proposed objectives in which the elaboration of the teaching sequence was embedded in the manners proposed by EL, looking at the linguistic variations and emphasizing the prestige variant, which must be worked at the school above all variants although escaping from the old methodology that was based on rote memorization of grammar rules and nomenclature |
Palavras-chave: | Educação linguística Educational linguistics Sociolinguistics Cordel literature Lingua portuguesa -- Estudo e ensino Lingua portuguesa -- Variacao Literatura de cordel brasileira Sociolinguistica |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Língua Portuguesa |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa |
Citação: | Rego, Maria Paula Amaral do. Educação linguística: das variantes não prestigiadas para a variante de prestígio. 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14599 |
Data do documento: | 3-Nov-2009 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Paula Amaral do Rego.pdf | 881,09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.