Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14515
Tipo: | Dissertação |
Título: | O conhecimento prévio e a referenciação na atividade de leitura |
Autor(es): | Moreno, Teresa de Jesus Garcia |
Primeiro Orientador: | Marquesi, Sueli Cristina |
Resumo: | Esta dissertação situa-se na linha de pesquisa Leitura, Escrita e Ensino de Língua Portuguesa, seu tema é a produção de inferências, e o problema que a motivou tem sua origem nas dificuldades observadas na compreensão da leitura realizada por alunos do Ensino Médio. Selecionamos, como corpus, um texto de Machado de Assis, Crônica publicada no jornal Gazeta de Notícias, em 19 de maio de 1888, baseados, sobretudo, na ativação de elementos do conhecimento prévio que ele requer do leitor. O objetivo geral deste trabalho é situar o processo inferencial como um processo que contribui para a compreensão da leitura, e, especificamente, verificar qual é o conhecimento prévio que o leitor necessita ativar para compreender o texto analisado, como ocorre o processo de referenciação do texto e se reconhecer o elemento anafórico auxilia sua compreensão. Para seu desenvolvimento, fundamentamo-nos em estudos de Apothéloz, 2003; Brown & Yule, 1993; Dell΄Isola, 2001; Fávero, 2004; Kleiman, 1989; KOCH, 2004a, 2004b, 2005a, 2005b; Koch & Elias, 2006; Koch & Marcuschi, 1998; Koch & Travaglia, 1995; Marcuschi, 1985, 1999, 2001, 2005, 2007; Mondada & Dubois, 2003; Solé, 1998; Trevisan, 1992 e Van Dijk, 1984 e 1996. Evidencia-se, assim, a relevância de atuarmos com o conhecimento prévio, por meio do conhecimento sobre a vida do autor, do conhecimento sobre o contexto de produção do texto, do conhecimento sobre o seu léxico e da força ilocucionária, e com a referenciação, para orientar o leitor na compreensão do texto, por meio de inferências. Finalizando a dissertação, procuramos apontar perspectivas facilitadoras para o ensino de leitura, no Ensino Médio |
Abstract: | This dissertation is on the Portuguese Language Reading, Writing and Teaching research live, its topic is the production of inferences, and the problem that motivated it has its origin in the difficulties observed in the reading understanding carried out by Senior High School students. We selected, as corpus, a text by Machado de Assis, a Chronicle published in the Gazeta de Notícias newspaper on May 19th, 1888, mainly based on the activation of elements of previous knowledge that it requires from the reader. The general objective of this work is to situate the inferencial process as a process that contributes to the reading comprehension, and specifically to check what is the previous knowledge that the reader needs to activate in order to understand the analysed text, how the referencing process occurs therein, and whether recognizing the anaphoric element aids in its understanding. For its development, we based ourselves on Apothéloz, 2003; Brown & Yule, 1993; Dell΄Isola, 2001; Fávero, 2004; Kleiman, 1989; KOCH, 2004a, 2004b, 2005a, 2005b; Koch & Elias, 2006; Koch & Marcuschi, 1998; Koch & Travaglia, 1995; Marcuschi, 1985, 1999, 2001, 2005, 2007; Mondada & Dubois, 2003; Solé, 1998; Trevisan, 1992; and Van Dijk, 1984 and 1996. Thus, it is evidenced the relevance for us to act with the previous knowledge, through the knowledge about the author s life, of the knowledge about the text production context, of the knowledge about its lexicon, and of the illocutionary force, and with referencing, in order to guide the reader in the text understanding, through inferences. Finalizing the dissertation, we sought to indicate facilitating perspectives for reading teaching in Senior High School |
Palavras-chave: | Inferência Conhecimento prévio Reading Inference Previous knowledge Leitura Lingua portuguesa -- Estudo e ensino |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Língua Portuguesa |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa |
Citação: | Moreno, Teresa de Jesus Garcia. O conhecimento prévio e a referenciação na atividade de leitura. 2008. 134 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14515 |
Data do documento: | 26-Mai-2008 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Teresa de Jesus Garcia Moreno.pdf | 433,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.