Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14282Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Souza, Fátima Aparecida de | - |
| dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258600Y6 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Marquesi, Sueli Cristina | - |
| dc.date.accessioned | 2016-04-28T19:33:44Z | - |
| dc.date.available | 2014-03-13 | - |
| dc.date.issued | 2014-02-13 | - |
| dc.identifier.citation | Souza, Fátima Aparecida de. Processos de referenciação e orientação argumentativa: uma proposta de análise em redações do Saresp. 2014. 256 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. | por |
| dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14282 | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho situa-se na linha de pesquisa Leitura, Escrita e Ensino, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e tem como tema os processos de referenciação e suas relações com a orientação argumentativa em redações produzidas por alunos do Ensino Médio para o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Partimos da hipótese de que os processos de referenciação dêiticos e anafóricos contribuem para o desenvolvimento da orientação argumentativa do texto. Desse modo, estabelecemos como objetivo geral: investigar as contribuições dos processos de referenciação para o desenvolvimento da orientação argumentativa em redações produzidas para o Saresp. A fim de atingirmos o objetivo geral, definimos como objetivos específicos: identificar, descrever e analisar operações dêiticas e anafóricas; estabelecer relações entre essas operações e a orientação argumentativa; propor reflexões para o ensino de Língua Portuguesa a partir dessas relações. Para subsidiar este trabalho, baseamonos nas contribuições de autores como Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2000 a e b, 2003, 2005 e 2006), Apothéloz (2003), Marcuschi (2005, 2008), Koch (2005), Marquesi (2007), Mosca (2004), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Aristóteles (1996), Ferreira (2010), Ducrot (1981), Guimarães (2007), Charaudeau (2007) e Adam (2008). O corpus que compõe esta pesquisa é formado por 06 textos selecionados de um universo constituído por 110 artigos de opinião produzidos por alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de São Paulo para o Saresp 2010. Com relação aos resultados obtidos, verificamos que: a) os dêiticos e as anáforas são conteúdos de enunciados que funcionam tanto como argumentos quanto como conclusão para tais argumentos; b) os dêiticos e as anáforas, quando dotados de força argumentativa ou de valor persuasivo, podem explicar o sentido do recorte enunciativo, de acordo com a proposta de produção de sentido do produtor do texto | por |
| dc.description.abstract | This work is in the line of investigation named Reading, Writing and Teaching from Portuguese Postgraduate Studies Program from the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). The theme is about referentiation processes and their relationships with argumentative orientation observed in compositions written by grade students of high school for the School Evaluation and Efficiency System of the State of São Paulo (Saresp). Our hypothesis is that the processes of deictic and anaphoric referentiation contribute to the development of textual argumentative orientation. In this sense, we establish as general aim investigate the contributions referentiation processes for the development of argumentative compositions produced for Saresp. In order to achieve this general aim, we define specific aims: identify, describe and analyze deictic and anaphoric operations; establish relationships between these operations and argumentative orientation; reflect on teaching Portuguese language based on these relationships. To support this research, we are based on contributions from Mondada and Dubois (2003), Choi (2000a, 2000b, 2003, 2005, 2006), Apothéloz (2003), Marcuschi (2005, 2008), Koch (2005), Marquesi (2007), Mosca (2004), Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005), Aristotle (1996), Ferreira (2010), Ducrot (1981), Guimarães (2007), Charaudeau (2007) and Adam (2008). The corpus is consisted of six texts selected from a universe of 110 opinion articles written by students of the 3rd grade of high school from a public state school in the state of São Paulo to Saresp 2010. In relation to the results obtained, we find that: a) deitics and anaphoras are contents of statements that work as arguments as well as conclusion to such arguments; b) deitics and anaphoras, when have argumentative strength or persuasive value, can explain the meaning of the enunciative way according to the meanings the writer intended to produce | eng |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29641/Fatima%20Aparecida%20de%20Souza.pdf.jpg | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
| dc.publisher.department | Língua Portuguesa | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
| dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Referenciação | por |
| dc.subject | Orientação argumentativa | por |
| dc.subject | Redação escolar | por |
| dc.subject | Saresp | por |
| dc.subject | Referentiation | eng |
| dc.subject | Argumentative orientation | eng |
| dc.subject | School writing | eng |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | por |
| dc.title | Processos de referenciação e orientação argumentativa: uma proposta de análise em redações do Saresp | por |
| dc.type | Tese | por |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Fatima Aparecida de Souza.pdf | 9,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

